TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Coletivos

Trabalho Universitário: Esportes Coletivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual é a importância do aprendizado tático nos esportes coletivos?

Segundo Garganta (2000, p.51) “a tática é entendida como algo que se refere à forma como os jogadores e as equipes gerem os momentos do jogo”

As táticas devem ser orientadas inicialmente e a partir da analise da estrutura do jogo, para configurar a especificidade de casa esporte e dessa forma realizar o planejamento de acordo com os objetivos.

Portanto o aprendizado tático é muito importante para que o aluno aprenda a tomar decisões e resolver problemas que ocorrem durante o processo.

Os esportes coletivos possuem características que não são totalmente previsíveis. Os acontecimentos não se repetem sempre na mesma ordem cronológica, fazendo com que as atitudes tático-estrategicas sejam requeridas ao jogador (Garganta, 2000).

Dessa forma a estruturação de um modelo de jogo previamente estabelecida pode facilitar o processo de tomada de decisão.

2) Qual a diferença entre tática coletiva e tática individual?

Tática coletiva é o modo que se organiza o sistema ofensivo e defensivo de uma equipe, bem como as transações entre elas.

Na tática individual verifica-se a função que cada jogador cumpre dentro das táticas de grupo e tática coletiva

3) Quais são as semelhanças e diferenças entre as táticas defensivas do Basquetebol e handebol?

Sobre tática de um jogo de basquetebol abrange os aspectos defensivos e ofensivos. Uma equipe pode utilizar varias formas de defesa ou ataque durante uma partida. Para utilizar esse sistema dependerá de alguns fatores, como por exemplo, as características físicas e técnicas dos jogadores de sua equipe e a situação da partida. Os sistemas de defesa e ações táticas e coletivas que objetivam um melhor rendimento defensivo. Sendo que o treinador deve atribuir funções para cada jogador de acordo com suas características.

O sistema defensivo de ambos os esportes pode ser executado de forma individual, ou seja, homem a homem, ou por zona.

O sistema ofensivo do Handebol tem como objetivo vazar a baliza adversária, com trabalho de bola e tiros de longe, estes sistemas podem ser: Posicional: Troca rápida de bola, onde cada jogador deverá ocupar uma posição pré-determinada fazendo a bola correr toda a quadra adversária para abrir espaços. Circulação: Como o nome diz neste sistema ofensivo os jogadores devem se movimentar constantemente, trocando de posições e abusando dos passes rápidos, funciona muito bem contra marcações individuais, onde o jogador consegue atrair os defensores deixando espaços livres para os companheiros de equipe. Combinado: Uma mescla do sistema abordado acima, onde um grupo de jogadores é responsável por circular a bola e outro deverá se movimentar para abrir espaços. Sobre o material proposto, posso concluir que; Táticas ofensivas e defensivas estão a cada dia se aprimorando, e elevando seus conhecimentos a novos desafios.

Referencias

GARGANTA, J. O treino da táctica e da estratégia nos jogos desportivos. In: GARGANTA, J. (Ed.). Horizonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com