TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquadrias Em PVC

Ensaios: Esquadrias Em PVC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O PVC tem ampliado suas aplicações na construção civil, função direta da sua versatilidade de moldagem e de suas propriedades físicas. A inovação das esquadrias utilizando o PVC como matéria prima apresenta diversificação de uso de linhas de produção, de forma a atingir o mercado nas mais diversas classes. Empresas tem atuado fortemente no segmento de esquadrias em PVC, disponibilizando linhas, atendendo aos seus clientes com tecnologia avançada proporcionando valorização dos empreendimentos e leveza aos ambientes e fachadas. O mercado de esquadrias de PVC tem um futuro promissor, pois surge como alternativa de produto em substituição à madeira, ferro e alumínio, trazendo consigo diversas vantagens, porém há a necessidade de desenvolvimento de perfis coloridos para diversificar a utilização destas esquadrias.

Palavras Chave: PVC, Esquadrias e Esquadrias em PVC.

INTRODUÇÃO

A evolução dos materiais de construção civil aliado às novas tecnologias viabiliza a inovação, como por exemplo, a utilização do PVC - Policloreto de Vinila. Segundo a Gerência Setorial do Complexo Químico (Sá, 2005), o PVC teve início de produção industrial em 1931 e a partir de meados dos anos 70, começou a sofrer grandes pressões de ordem ambiental por envolver, na sua produção, o uso de cloro e derivados organoclorados. Estas pressões não impediram que a demanda de PVC continuasse a crescer a taxas médias superiores às do PIB mundial no período de 1980 a 1995, mastrouxeram como conseqüência principal uma elevação dos custos de investimento e produção pelas medidas de controle ambiental. Apesar de ser um produto já desenvolvido, o PVC continua evoluindo tecnologicamente, tanto em produto na busca de novas aplicações, como em processos, com a constante redução de custos operacionais, continua Sá (2005).

O PVC foi muito utilizado para fabricação de tubos e conexões, chegando até a utilização em esquadrias. A partir da década de 80, novas utilizações vêm sendo pesquisadas para o PVC, como o exemplo da caixa de gordura, tanque para lavar roupa, caixa d´agua, telhas, divisórias e forros.

A evolução da tecnologia do PVC chegou às esquadrias na Alemanha, em meados dos anos 50, no entanto o volume de produção na década de 80, em função de diversos fatores, tais como:

• A preocupação com a preservação da natureza, diminuindo a utilização de madeira, tanto na fabricação de esquadrias, como para outros fins na construção civil;

• As esquadrias em ferro, até então muito utilizadas, apresentam necessidades de manutenção constantes, gerando custos ao seu consumidor; e

• As esquadrias em alumínio, que assim como as de ferro apresentam necessidade de manutenção e igualmente às demais, deixa a desejar no que se refere à acústica e ao isolamento térmico.

Estes três aspectos, preservação, manutenção e isolamento, contribuíram para o aumento na demanda do PVC na construção de esquadrias, caracterizando inovação e tecnologia na busca de produtos práticos e duráveis. As esquadrias em PVC surgem como alternativa de produto em substituição à madeira, ferro e alumínio, trazendo consigo diversas vantagens: ser atóxica, auto extinguível, durável, inalterável, reciclável, isolante térmica e acústica e com baixos custos de instalação. Estas características técnicas são abordadas no presente trabalho.

1. ESQUADRIAS EM PVC

As esquadrias em pvc apontam para um futuro promissor no mercado brasileiro da construção civil, pois detêm atributos técnicos e estéticos, que vêm proporcionando novas alternativas em esquadrias para engenheiros, arquitetos, decoradores e especificadores. Este produto vem sendo utilizado em obras novas, reformas e até mesmo na reposição de peças em edifícios históricos, o que garante um universo de aplicações, viabilizando novos estudos, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos.

A variedade de projetos de esquadrias atende às diversas áreas da construção civil; residenciais, comerciais e industriais, com opções de acabamento que atende às exigências dos padrões econômicos até obras requintadas.

As esquadrias de PVC são utilizadas em construções residenciais, comerciais e Industriais. A diversidade de aplicação é proporcionada pelas características técnicas do produto, que se adaptam em diversas situações, regiões e padrões. A seguir são apresentadas algumas características técnicas das esquadrias de pvc, Iniciando pelo produto base, que é o pvc.

1.1 CONHECENDO O PVC

O sal e o petróleo na forma de gás natural são a base para a fabricação do pvc. Do petróleo obtém-se o etileno. Por eletrólise de uma mistura de água e sal obtém-se o cloro e a soda cáustica. Por meio de uma reação química entre o cloro (57%) e o etileno (43%), obtém-se o monômero de cloreto de vinila - mvc, que submetido à outra reação química, chamada polimerização, produz a molécula gigante - o polímero – que é denominado policloreto de vinila, conhecido como pvc, como mostra a figura 1.1

Figura 1.1 – Molécula Gigante de policloreto de Vinila

A esta resina de PVC são acrescentados aditivos que garantem:

• Estabilidade térmica, proporcionando maior resistência ao intemperismo;

• Aditivos modificadores de impacto, proporcionando maior resistência aos impactos;

• Alta concentração de pigmentos brancos, cuja função é acentuar a resistência às radiações ultravioleta - UV evitando o amarelamento do PVC.

Estes aditivos fazem com que o PVC utilizado na execução de esquadrias seja diferente daquele utilizados em tubos e conexões ou outros produtos. A figura 1.2 apresenta o processo de produção do composto do pvc.

Figura 1.2 – Processo de Produção Composto do PVC

1.2 Propriedades do perfil de PVC

Os perfis de PVC são projetados e dimensionados de forma a serem utilizados na fabricação de esquadrias, e atendam aos requisitos das normas brasileiras conforme Associação Brasileira de Normas Tecnicas – ABNT referente Caixilhos e vidros.

Os perfis de PVC para esquadrias possuem de uma a três camadas de ar destinadas a deságüe, isolamento termo-acustico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com