TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veiculo Pvc

Trabalho Universitário: Veiculo Pvc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

Veículo PVC

Controle alternativo para os motores

O veículo PVC, descrito na edição 23, é originalmente controlado pelo PC através da interface NaLata, descrita na edição 22. O objetivo desta seção é auxiliar àqueles que não desejem construir a interface, mas que mesmo assim gostariam de construir o veículo. Quem acompanha a revista com regularidade vai perceber que esta forma de controle é a que foi empregada no projeto da edição 9, ROBCOM - Robô de Competição.

Parte elétrica

Para a parte elétrica temos um circuito muito simples onde usamos chaves reversíveis de 3 posições, conforme apresentamos na figura abaixo.

Cada uma das chaves controla (por um cabo de 4 x 26 (4 fios AWG 26) bem flexível) os dois motores que ficam montados no veículo.

As chaves são fixadas numa caixinha juntamente com as quatro pilhas pequenas que propulsionam o veículo.

A parte importante da montagem eletrônica é mostrar como podemos controlar os motores (sentido de rotação) invertendo o sentido da corrente através das chavinhas.

Ligação das Chaves

As chaves devem ser fixadas numa caixinha plástica que irá servir de controle remoto. A caixa deve ser furada para que as chaves se encaixem e haja lugar para colocar as pilhas. Uma saboneteira de plástico serve perfeitamente para essa finalidade.

Começamos por soldar os 6 fios de aproximadamente 5 cm da forma mostrada na figura abaixo.

Preparação do Cabo

O cabo é preparado cortando-se inicialmente aproximadamente 7 cm da capa que o recobre nas duas extremidades, usando para isso um estilete. Nessa operação, exibida na figura abaixo, deve-se tomar o máximo de cuidado para que os 4 fios internos não sejam danificados. Guarde os pedaços de capa de fio, pois eles servem para prender o eixo das rodas - veja parte mecânica.

As pontas dos fios internos devem ter 0,5 cm descascados para soldagem.

Os cabos desse tipo possuem condutores com cores diferentes que devem ser identificados com os números 1,2,3 e 4 (marque num papel as cores correspondentes para não fazer confusão depois).

Soldagem do Cabo aos Motores

Os fios 1 e 2 serão soldados a um dos motores, enquanto os fios 3 e 4 serão soldados ao outro motor. Posteriormente, se os motores ficarem com sentidos invertidos bastará inverter a ligação dos fios de um deles. A figura abaixo mostra como isso deve ser feito.

O cabo deve ser preso junto à base móvel para se evitar que eles forcem os terminais dos motores em caso de um puxão mais forte.

Soldagem do Cabo às Chaves

O próximo passo consiste na soldagem dos fios do cabo às chaves. Veja na figura abaixo a correspondência da numeração dos fios. Não faça trocas, pois se isso ocorrer, o robô não irá funcionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com