TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquadrias

Resenha: Esquadrias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2012  •  Resenha  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

Ingressar-se em uma instituição de ensino superior é privilégio para poucos, diante da sociedade desigual existente na atualidade. A Universidade pode ser, para aqueles que visam um crescimento pessoal e profissional, um local de grande importância nestes sentidos e que permite um bom direcionamento para estimular o aprendizado. O principal seria a vontade e a determinação por parte do candidato a tirar proveito e relacionar-se com a comunidade acadêmica para uma formação sólida. Também é de extrema importância a busca pelo conhecimento, voltando-se para fontes externas, não limitando, apenas, ao estímulo dos professores, além do que, a formação acadêmica depende em sua maioria da dedicação e da busca pelo conhecimento por parte do aluno.

A formação acadêmica não depende apenas da qualidade das instalações e recursos oferecidos pela instituição de ensino, mas também, na motivação e qualidade existente no estudante para saber aproveitar as oportunidades oferecidas. A essência está no aproveitamento de todos os recursos oferecidos e na capacidade do estudante e estímulo da criatividade.

Sendo um processo de mudança, o estudante deve estar motivado para realmente ingressar em uma profissão que é de seu interesse e sonho. Se a fonte que o motiva a seguir estes caminhos não for realmente condizente com suas expectativas, o melhor seria a realização de um teste de vocação para melhor dizer de suas metas.

No ensino médio, tem-se a falsa idéia de que os professores são os disseminadores do conhecimento e muitas das vezes ficamos restritos a este preceito, porém, ao ingressar na universidade deve-se ter em mente que os principais responsáveis pela busca ao conhecimento são os próprios estudantes, tendo os professores como orientadores e não como fiscalizadores, que era a falsa idéia que se tem no ensino médio.

Para se melhor aproveitar as condições de ensino deve-se estar em boas condições físicas (bem alimentado, descansado, etc.),. Caso necessita-se de ajuda neste sentido, a maioria das universidades dispõe de estrutura de apoio para auxiliar os alunos nestas condições. Este apoio consiste em acompanhamento médico, odontológico, psicológico, entre aqueles que auxiliam na busca pelo conhecimento como bibliotecas, diretórios acadêmicos, laboratórios, etc. Cabe ao estudante aproveitar de sua maneira, com eficácia, estes recursos oferecidos pela instituição de ensino.

Estima-se que, ao se formar, seus conhecimentos serão sólidos por mais ou menos 10 anos, sendo de extrema importância a continuidade da vida estudantil e a busca pela informação constantemente. O profissional que pretende atuar em sua maturidade deverá buscar o domínio e a manipulação da informação e o estudo eficaz.

O conhecimento é algo que se consegue através do esforço e da aplicação de métodos adaptados em cada indivíduo de acordo com suas características. Para se obter um melhor e mais eficaz aprendizado basta perceber a melhor maneira de como aprender algo novo, sendo de extrema importância a dedicação falada anteriormente. O aprendizado não se consegue na condição de aluno, que é aquele indivíduo que apenas espera que os instrutores faça o trabalho por você. O verdadeiro conhecimento se consegue na condição de estudante que é aquele indivíduo que busca o conhecimento e absorve experiência de seus orientadores. Outra questão importante seria a conciliação do tempo sabendo obter o máximo de proveito dos intervalos encontrados entre uma tarefa e outra sendo de extrema relevância a conciliação entre estudo, trabalho, atividades físicas, relações sociais, etc. Cada um tem sua missão de encontrar seu tempo e seu melhor método da busca pelo conhecimento.

Em termos de programação de nossos afazeres, ter a consciência de que uma formação universitária deve ser levada com entusiasmo e seriedade, e que é uma situação que demanda muita disciplina, para absorvermos o conhecimento que necessitamos, é importante para colocarmos os estudos em um lugar de destaque em nossos afazeres. Claro que é importante o lazer, o trabalho, mas temos que definir muito bem os horários de estudo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com