TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esquizofrenia - Aspectos clinicos

Por:   •  7/11/2015  •  Dissertação  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

ASPECTOS CLINICOS - Esquizofrenia

Segundo VARELLA (2012), a esquizofrenia “é uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade”. É uma doença crônica e complexa, sendo o tratamento necessário durante toda a vida do indivíduo. Os sintomas costumam a aparecer no sexo masculino entre os 20 e 25 anos e no sexo feminino aos 30 anos de idade, sendo considerado casos raros os que surgem na infância ou após os 45 anos de idade. Alguns desses sintomas que surgem são: Delírios, alucinações, pensamentos desorganizados, habilidade motora anormal, isolamento social, perda de interesse em atividades cotidianas, entre outros. Há alguns sintomas iniciais, porém, não são específicos da doença, que não permitem um diagnóstico precoce do transtorno. O início da esquizofrenia pode ser confundido com depressão, ansiedade generalizada, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, hiperatividade, déficit de atenção, desânimo e desinteresse generalizado. Em alguns casos, o indivíduo esquizofrênico desperta um grande interesse por temas exóticos, místicos, religiosos, filosóficos, entre outros.

Conforme PALMEIRA (2011 – 2015), o indivíduo esquizofrênico tem como aspecto presente a capacidade de perder a noção entre o que é real e o que é fantasia. Em quadros agudos, a pessoa é capaz de ter delírios com criações da própria mente. Esses delírios são chamados de surtos psicóticos, sendo estres criados espontaneamente, invadindo e dominando a mente da pessoa de maneira que esta perde a capacidade de vencer sozinha suas próprias ideias. Além disso, a pessoa também tem alucinações, podendo ouvir ou ver coisas que não existem ou não estão presentes. Há casos de alucinações olfativas, gustativas, táteis e nos órgãos internos (exemplo, sentindo o coração derreter), sendo estas alucinações também fora do controle do indivíduo. O esquizofrênico, muitas vezes, perde também algumas funções mentais, como a afetividade e a vontade, sendo vista por leigos no assunto como preguiça ou má vontade. Existem muitos sintomas para a esquizofrenia, sendo estes cognitivos, comportamentais, neurológicos, entre outros.  

Referência Bibliográfica

VARELLA, Drauzio. Entrevista: Esquizofrenia. 2012. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/e/esquizofrenia/>. Acesso em: 26/09/2015.

PALMEIRA, Leonardo. Entendendo a Esquizofrenia. 2011 – 2015. Disponível em: http://entendendoaesquizofrenia.com.br/website/?page_id=5708. Acesso em: 26/09/2015.

MINHA VIDA: Saúde, alimentação e bem-estar. Temas: Esquizofrenia.2006 – 2015. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/esquizofrenia Acesso em: 26/09/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com