TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e de Prevenção

Por:   •  11/9/2019  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Atividade

Título: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e de Prevenção.

Palestrante: Flavio Burati Gonçalves

Data: 31/5/2019

Horário de início: 09:00 h

Curso de Pedagogia

Juína, 31/5/2019

No dia 31/5/2019 realizou-se no pólo da UNIP em Juína – MT, uma palestra em forma de vídeo, na qual o assunto abordado pelo Flavio Burati Gonçalves foi o tema: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e de Prevenção.

Inicialmente foi exposto uma explicação sobre as arboviroses, classificação dos diferentes tipos de vírus e a qual família pertencem. Dengue, zika e febre amarela são transmitidos pelo mosquito do gênero flavivirus, famíliaFlaviviridae, enquanto que a chikungunya a transmissão se dá pelo vírus do gênero alphavirus, família Togaviridae.

Em seguida, o palestrante apresentou o modo de transmissão dessas doenças, onde o ser humano contaminado é o principal reservatório dos vírus, o mesmo é transmitido quando o mosquito contaminado pica uma pessoa saudável.

Foi apresentado sobre os sintomas: febre, dor nas articulações, manchas na pele, e hemorragia e o quadro das três doenças diferenciando esses sintomas em cada uma. O diagnóstico é feito através de exame clínico dos sintomas e laboratorial por exame de sangue. No tratamento não tem nenhum específico, apenas cuidados para aliviar os sintomas.

O principal cuidado é através da prevenção, uso de repelentes, eliminar criadouros do mosquito, água acumulada em vasilhas e cuidado para não deixar lixo jogado no quintal, tudo o que auxiliar na proliferação do mosquito.

Foi conversado sobre o perigo da zika durante a gravidez, pode acontecer aborto e malformação congênita que é a microcefalia, onde a criança nasce com o cérebro sem o desenvolvimento adequado.

Na febre amarela comentou-se sobre a vacinação, diagnóstico e aumento do número de casos em anos recentes, infecção em primatas e seres humanos.

Para finalizar foi destacado que a hidratação é muito importante no tratamento das doenças expostas na palestra. Pode ser usado suco, água de coco e soro de reidratação oral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com