TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Classe E Movimento Social

Trabalho Escolar: Estado, Classe E Movimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  2.189 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário para movimentos Sociais.

1) O que é consciência?

Resposta:

Marx analisa a consciência a partir das condições de existência material, ou seja, através da análise das relações de produção. Segundo a análise de Marx (2002), o ser humano, para além de sua condição biológica, se inaugura e se constitui como “ser” humano no registro de uma objetividade histórica, que só se efetiva pela mediação do trabalho.

2) O que e alienação?

Resposta:

É o processo alienante do trabalho, a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tem com o produto que produz, ou seja, é a naturalização dos fenômenos capitalistas.

3) O que é consciência sindical?

Resposta:

É aquela que no máximo atinge um nível reivindicatório, e se desenvolve no trabalhador organizado em sindicatos, sem dispor de conhecimento científico e crítico da realidade social.

4) Defina a consciência “em si”.

Resposta:

É o processo do qual o sujeito passa a ter consciência da realidade em sua volta, tem consciência dos problemas, mas não toma parte deles, ou seja, é a superação parcial da alienação.

5) Como se dá a passagem de uma consciência reivindicatória para uma consciência de totalidade?

Resposta:

Esta passagem se dá quando o sujeito se reconhece como individual, tem uma relação própria com o modo capitalista, mas tem a consciência de que existem dores e ascensões coletivas e passa a se enxergar como parte dessa coletividade.

6) O que é ideologia?

Resposta:

Ideologia apresenta várias apresentações e uso, e nos remete a um conjunto de ideias ou representações, de normas de comportamentos que um indivíduo ou grupos adotam para suas ações pessoais e políticas sejam orientadas por estas ideias, exemplos: Ideologia religiosa, proletária, burguesa, modo americano de vida...

7) Porque “as ideias” de uma época sempre foram ideias da classe dominante?

Resposta:

No sistema capitalista as ideias sempre vão ser feitas de cima para baixo, tendo em vista que a burguesia vai ditar as regras de comportamentos, de modo de vida, do modo de produção, procurando sempre manter a alienação como dominação da classe proletária.

8) O que se entende por falsa consciência?

Resposta:

Existe a consciência da alienação, mas não existe uma mobilização para uma mudança, o sujeito tem consciência da exploração entende que pode reivindicar, mas não dá sequência ao processo de mudança.

9) Apresente o desenvolvimento de consciência de classe.

Resposta:

É a superação da consciência em si para a percepção da consciência para si, e se desenvolve com a tomada de consciência, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com