TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Social

Trabalho Universitário: Movimento Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIDADANIA E INTERCULTURAlISMO

PROFESSORA: GILSÁRIA

UNIDADE: I

CURSO:

ALUNO:

1. Leia o trecho e assinale a sequência correta:

Um dos elementos caracterizadores da Cidadania é o processo histórico. Em razão disso, o seu conceito torna-se complexo, variando no tempo e no espaço. Em vista disso, a alternativa que mais se assemelha ao conceito explicitado é:

I. Independente da história e dos conflitos sociais, a cidadania restringe-se ao conceito pouco provável de que esta seja relacionada à realidade.

II. O processo sócio-histórico é o parâmetro para conceituar o termo e as condições sociais a que essa se explicita na sociedade.

III. A dialética é a base para análise conceitual do termo, associada às tensões sociais e culturais como determinante do nível de participação e gozo dos direitos civis, políticos e sociais.

A alternativa correta é:

a) Apenas I e III.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I.

d) Apenas II.

2. As relações existentes entre Estado e cidadania, considerando uma abordagem teórica do Estado Democrático de Direito e o exercício da cidadania como garantia da participação do cidadão na construção da sociedade. Quando falamos de direitos humanos, estamos nos referindo:

a) À vida em comunidade, prevendo que nas relações sejam respeitadas as condições de igualdade social, civil e política.

b) À condição invariável no tempo e espaço, conforme contexto social e histórico.

c) Á concepção de diversidades culturais, sociais e políticas, independente da história de cada sociedade.

d) Ao exercício da cidadania simplesmente, apesar de desconhecer o trabalho escravo realizado por crianças.

3. A construção moderna dos Direitos Humanos, propiciada pela cumulação de tratados internacionais e pelo aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e promoção, implicou o surgimento de características próprias que iluminam sua compreensão, direcionando a interpretação de suas normas no sentido de sua máxima eficácia. Em vista do exposto no trecho, a cidadania se relaciona:

a) Ao contexto sócio-histórico que é o parâmetro para conceituar a cidadania que independe da sociedade e de seus processos sociais.

b) Mesmo sem considerar os aspectos históricos e os conflitos sociais, a cidadania restringe-se ao conceito pouco provável de que esta seja relacionada à realidade.

c) Às tensões sociais e culturais que determinam o nível de participação e gozo dos direitos civis, políticos e sociais.

d) Á dialética que tem muita importância na análise conceitual do termo, mas o contexto sócio-histórico é irrelevante para o estudo do tema.

4. Leia o trecho e assinale a sequência correta.

A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas e não se conformam frente às dominações exercidas pelo Estado, instituições ou pessoas, visando aos privilégios. No entanto, é correto afirmar que:

I. Os direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais são uma prerrogativa inconstitucional.

II. A responsabilidade do cidadão abrange a coletividade, a nação e o Estado, para o benefício da sociedade.

III. O cumprimento dos deveres é um objetivo final e coletivo, visando à justiça em seu sentido mais amplo para o bem dos cidadãos.

IV. A responsabilidade do cidadão abrange a coletividade, a nação e o Estado, para o benefício dos mais ricos.

A alternativa correta é:

a) Apenas I, II

b) Apenas I e IV

c) Apenas II e IV

d) Apenas I e III

5. A saúde não é um acontecimento somente de ordem biológica e do âmbito individual, mas é também?

I. Resultante das complexas e mutantes relações e interações entre a pessoa, seu ambiente e suas condições de vida nas ordens econômica, ambiental, cultural e política.

II. Resultante das ações para combater doenças no campo biológico, sem associar ao contexto sociocultural.

III. Resultante dos indicadores da expectativa de vida da população como fator de desenvolvimento e da saúde de uma sociedade.

De acordo com as afirmativas, é correta a alternativa:

a) I e II, apenas

b) II e III, apenas

c) I e III, apenas

d) I, II e III estão corretas

6. Leia o trecho, analise-o e assinale V para verdadeiro e F para falso.

O sistema educacional brasileiro tem demonstrado dificuldade no desenvolvimento de habilidades cognitivas de importância essencial para a vida cotidiana e evidencia debilidades no fomento à formação de valores que capacitem os cidadãos a uma participação ativa na sociedade e, também, na promoção do desenvolvimento humano sustentável (UNESCO, 2003). Conforme o trecho, os princípios fundamentais do sistema educacional pleno?

( ) Negam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, contribuindo para a alienação dos cidadãos e fortalecendo a supremacia de uma classe sobre a outra.

( ) Facilitam a adoção de medidas contra a violência urbana, mesmo os governantes concebendo que nada podem fazer para transformar a sociedade brasileira.

( ) Requerem do processo de ensino-aprendizagem e da formação para o exercício da cidadania, valores de respeito às diferenças de orientação sexual, raça e etnia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com