TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Social

Monografias: Movimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 9

TÍTULOS DAS ATIVIDADES:

CONCEITO HISTÓRICO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔNCO.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................

OS CONCEITOS DO PRODUTO INTERNO BRUTO-PIB........................................

O INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH...............................................

COMPARAÇÃO DOS APECTOS DAS ECONOMIAS DO BRICS.............................

ANALISE DOS INDICADORES DOS PAISES DO BRICS.........................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS..........................................................................................................

INTRODUÇÃO.

O desenvolvimento econômico promove a melhoria dos padrões de vida, mas não resolve todos os problemas de uma sociedade. Por isso ele é apenas um dos cinco grandes objetivos políticos a que se propõem as sociedades nacionais modernas, ao lado da segurança, da liberdade, da justiça social, e da proteção do ambiente. É um objetivo fundamental que não se opõe aos outros quatro no médio prazo, mas que terá que estar sendo permanentemente submetido a compromissos em função dos conflitos de curto prazo.

OS CONCEITOS DO PRODUTO INTERNO BRUTO PIB.

PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente) O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais)Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostas e energia)

Conceito Histórico do Desenvolvimento Econômico.

De acordo com Luiz Carlos Bresser Pereira (São Paulo, 30 de junho de 1934) é um advogado, administrador de empresas, economista, cientista político. Foi ministro da Fazenda do Brasil de 29 de abril de 1987 a 21 de dezembro do mesmo ano, durante o governo José Sarney.

O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em conseqüência, dos salários dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade.

O índice de desenvolvimento humano-IDH.

O Índice de Gini, a curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Índice de Gini mede a concentração ou a desigualdade ou a desigualdade da região visando Para medir o Desenvolvimento Econômico apresentam-se três formas:

Suprir a necessidade para que se tomem medidas contra a desigualdade e a má distribuição de renda, criando uma escala comparável para se demonstrar esse grau de desigualdade. Também sendo utilizado na análise da distribuição de renda e para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Esse índice é calculado através do diagrama da Curva de Lorenz que é um dos instrumentos mais usados para compreender a desigualdade.

A Curva de Lorenz é uma representação gráfica a partir da ordenação da população pela renda, a curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100,100), é chamada Reta da Igualdade Perfeita, quando a curva coincidir com a linha reta da diagonal que liga os pontos (0,0) e (100,100), no oposto da situação existe uma desigualdade perfeita, uma pessoa tendo toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até o ponto (100,00), e iria até o ponto (100,100), quanto mais distante entre a reta de desigualdade perfeita for da curva da distribuição de renda, maior a desigualdade de distribuição de renda.

O índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvida em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq e com a colaboração de Amartya Sem, para se tornar uma ferramenta para conseguir o avanço do bem-estar da população.

Índice de Desenvolvimento Humano é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade.

No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

Os que relatam à obra de FHC e Faletto Enzo.

Fernando Henrique tanto Gostava e se inspirar no Americanismo, o que se revela tanto por seus livros baseados em pesquisa de campo com Roger Bastide como por suas tentativas reiteradas de integrar os aportes Téo.

Max Weber e Karl Marx.

Segundo FHC “Ademais, uma sociedade pode sofrer transformações profundas em seu sistema produtivo sem que constituam, ao mesmo tempo, de forma autônoma os centros de decisão a os mecanismos de condicionamento” Na visão deste sociólogo a coisa ate podia ser assim, mas, suas teorias não são convincentes a uma nação ou estado Fernando Henrique Cardoso era neoliberal e ao ingressa na vida política as idéias que ele escrevera outra hora neste livro, pois apesar da contradição partidária Luiz Inácio Lula da Silva também bebeu desta fonte, uma vez que o mesmo executou na política programas sociais como e o caso da continuação da Bolsa-Escola, que hoje e bolsa família. E o desenvolvimento dos dois tem caráter associado. Na vida pessoal se contradizem, mas na realidade um se inspirou no outro pelo menos e o que se percebe já governo de Lula e Dilma.

O crescimento e o desenvolvimento de renda estão envolvidos diretamente nas mudanças estruturais da economia na sociedade, portanto ainda está longe de se tornar uma economia igualitária, sendo que o IDH não abrange o desenvolvimento humano como um todo, pois, não inclui os indicadores importantes como o respeito pelos direitos humanos, à democracia e desigualdade. Brasília A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que o desenvolvimento do país depende da educação.

COMPARAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com