TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Social

Exames: Movimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

 Em pouco tempo as pessoas se apoderaram das terras que eram dos índios. Houveram muitas lutas entre colonos e índios, onde estes foram dizimados ou obrigados a migrar para o interior;

•       Em 1680 a população somava 250 mil habitantes, um século depois chegou a 1,5 milhão;

•       As treze colônias da América do Norte pertenciam à Inglaterra em meados do século XVIII e apresentavam características distintas (idioma, por exemplo);

                Com a deposição do rei Carlos I, em 1649, muitos senhores puritanos ricos defensores da monarquia absolutista seguiram para essa região da América do Norte, onde se tornaram grandes proprietários de terra. Isso contribuiu para uma sociedade conservadora e que ostentava sua riqueza nas colônias sulistas.

                *O puritanismo designa uma concepção da fé cristã desenvolvida na Inglaterra por uma comunidade de protestantes radicais.

•       A região Norte, chamada de Nova Inglaterra, tornou-se abrigo de pessoas pobres que fugiam das perseguições religiosas e da miséria que sofriam em sua terra natal. A educação era uma das prioridades de seus habitantes, tanto que em 1635 era lei que houvesse uma escola primária em qualquer centro urbano com mais de 50 casas. Desenvolveu-se ali uma produção agrícola baseada na policultura e na pequena e média propriedade rural. Destacaram-se extração de madeira e peles, e também, havia um dinâmico comércio com a região das Antilhas e regiões africanas. Diferente do Brasil colonial, não havia proibição de comércio com estrangeiros.

•       As colônias do centro reuniam aspecto de todas as outras. Caracterizavam-se por sua sociedade cosmopolita e heterogênea, formada por ingleses, holandeses, escoceses, irlandeses, alemães e suecos. Haviam desde pequenas propriedades rurais  a grandes latifúndios e agricultura mais variada do que em outras regiões. Também existia um expressivo comércio de exportação de madeiras, peles, peixes e importação de vinho e açúcar.

•       As colônias do Sul foram ocupadas por pessoas mais pobres: artesãos, agricultores e aventureiros em busca de enriquecimento rápido. Desenvolveu-se uma produção agrícola mais voltada para  o mercado externo (tabaco e algodão), baseada nas grandes propriedades rurais, Plantations, e na utilizaçao do trabalho escravo africano. No século XVIII os escravos eram quase 40% da população local sulista. Por serem mais dependentes da metrópole eram menos favoráveis e conservadores sobre um rompimento com a Inglaterra. Posteriormente aderiram ao movimento independente para que se pudesse prosseguir com seus comércios sem cobranças abusivas de taxas da metrópole.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com