TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Contabilidade

Artigo: Estagio Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 8

2. ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS E SUGESTÕES DE MELHORIA DENTRO DA EMRPESA.

2.1 SISTEMATIZAÇÃO DA EMPRESA NO MUNDO

Atualmente o ato de planejar exige do colaborador uma visão interna da organização e do ambiente. Lidar com recursos internos que conheça o potencial e a habilidade das pessoas envolvidas no processo de transformação dos produtos e serviços, a capacidade e a qualidade dos equipamentos e os processos que envolvem diferentes áreas (BARRTEO e PONGELUPPE, 2006).

Analisar o ambiente significa dimensionar o potencial de consumo dos clientes, avaliando a capacidade de suprimento e qualidade dos fornecedores, acompanhando a concorrência e as mudanças da tecnologia.

A empresa para garantir a sua sobrevivência vê diante das necessidades de buscar novos modelos de estratégias a fim de superar os seus concorrentes (TAVARES, 2008).

A entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes são força da competitividade (PORTER, 1989).

Para Barreto e Pongeluppe (2006) a vantagem competitiva pode ser abordada pela ótica da organização industrial ou pela ótica de recursos. A primeira aponta o posicionamento da indústria como fonte de vantagem e a segunda a posse de ativos e habilidades organizacionais únicas.

A vantagem competitiva é função do ambiente, da situação geral da empresa e da administração, ou seja, dos fatores críticos de sucesso encontrados em cada uma dessas esferas (BARRETO e PONGELUPPE, 2008).

As organizações estão aprimorando e melhorando o seu desempenho com objetivo de garantir a qualidade e o crescimento da atuação dos seus serviços ou produtos no mercado no qual está inserido.

O estágio supervisionado III pode proporcionar uma integração do trabalho na empresa por meio de observações e sugestões de melhoria de seus processos. Nesta fase a ênfase no processo de atendimento ao cliente da empresa Unicon conhecida como Atec.

No inicio das atividades pude verificar o processo que empresa adota para a contratação dos profissionais que trabalham diretamente com os clientes, verificando as principais exigências e identificando os pontos fortes e fracos para propor melhorias no atendimento.

Foi observado o espaço físico destinado para o atendimento aos clientes, verificando se os mesmos eram confortáveis para deixar o cliente a vontade para resolver os seus problemas ou se o mesmo ficava constrangido em relatar o motivo pelo qual estava procurando pelos serviços da empresa.

2.2 COMPREENDENDO OS CONCEITOS E ABORDAGENS PARA A MELHORIA CONTÍNUA.

Segundo Porter (1989) a competitividade está interligada com a atratividade do mercado de atuação é determinante para a rentabilidade de uma organização.

A melhoria contínua está ligada diretamente ao foco no cliente, pois, para satisfazer os anseios do cliente, de certa forma, a empresa estará melhorando algum processo no produto. Segundo Hornegren et al (2004, p.10):

A melhoria contínua dos competidores cria uma incessante demanda por níveis mais elevados de desempenho para satisfazer o cliente. [...] os alvor de contínuas melhoras são frequentemente estabelecidos por meio da medição de produtos, serviços e atividades da companhia, conta os melhores níveis de desempenho encontrados em empresas competitivas.

As empresas que busca pelos melhores resultados para satisfazer cada vez mais todos os seus clientes ou colaboradores está aplicando uma melhoria contínua através do trabalho participativo. Mas para conseguir os resultados precisa de técnicas e ferramentas para permitir a melhoria contínua nos processos, produtos ou serviços.

Na tomada de decisões que são baseados na análise de fatos e para melhorar o aproveitamento de algumas técnicas e ferramentas utilizadas com objetivo principal de identificar os problemas existentes, elaborar uma minuciosa análise e melhor solução (SILVA e PESO, 2001, p. 181).

As melhorias contínuas é um processo que apoia os demais processos de negócios e não está centrada apenas nos processos de fabricação, trazendo benefícios a curto prazo, mas quando acumulados trazem melhorias como um todo para as empresas (AGOSTINETTO, 2006).

Para as empresas o sucesso dos planos de melhoria contínua não está baseado apenas nos desperdícios, mas nos resultados dos objetivos. Gonzalez (2006) afirma que ao reformular os hábitos e as percepções passadas e trabalhando com a cooperação de todos os envolvidos com os processos, adotando metas arrojadas e podendo assim conquistar melhorias significativas.

2.3 CONSIDERANDO O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO ÂMBITO DA EMPRESA.

As relações interpessoais desenvolvem em decorrência dos processos de interação, que corresponde ás situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, vem como interações e sentimentos recomendados, tais como comunicação, cooperação, respeito, amizade e etc. À medida que as atividades e interações prosseguem, os sentimentos despertados podem ser diferentes dos indicados inicialmente e então, inevitavelmente, os sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade (CHANLAT, 1993).

A administração dentro das organizações tem o trabalho voltado para o patrimônio humano, isto é, ao comportamento do individuo no trabalho, tanto individual, quanto em equipe. Estão envolvidos em uma série de ocupações como um todo e não em setores fragmentados, desde o assessoramento e implantação da politica de recursos humanos, como de cargos e salários, segurança de trabalho, recrutamento e seleção de pessoal, entrevista de desligamento, acompanhamento de pessoas e o clima organizacional. é necessário que motive as pessoas ao resgate do talento do ser humano dentro do ambiente organizacional (MARCOLINI, 2003).

As relações interpessoais dentro do sistema organizacional busca saber sobre as consequências que esta traz para produtividade das pessoas dentro das empresas. No universo organizacional existem programas de reconhecimento individual ou por equipe que são doutrinas de sucesso na politica de benefícios. Carvalho (2003) enfatiza que a dinâmica organizacional é complexa, pois está constantemente lidando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com