TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Contabilidade

Dissertações: Relatorio De Estagio Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  7.027 Visualizações

Página 1 de 11

7

INTRODUÇÃO

O Estágio supervisionado I foi feito no Escritório Contábil Hali Sociedade LTDA , situado na Rua Minas Gerais nº 270 Bairro Vila Maria, na cidade São José dos Campos no estado de São Paulo. Tem como diretora Maria Ézia de Alvarenga e supervisora do estágio Claudia Maria Dáquina e a carga horária alcançada foi de 120 horas. O tema abordado neste estágio foi a Caracterização da Empresa e Análise da Organização onde veremos: história, fundação e evolução da empresa, missão da empresa, política da empresa, setor econômico, segmento de mercado, concorrência, fornecedores, clientes, influências externas, ambiente interno e tecnologias empregadas.

Pode se observar que quando questiona-se alguns alunos de diversos curso sobre qual seria a especialização que gostaria de exercer, mesmo que seja no inicio de seus estudos, praticamente todos os alunos tem uma respostas na ponta da língua como por exemplo os alunos de medicina, logo respondem sem hesitação, pediatria, ortopedia, entre outros, e da mesma forma no Direito, uns na área civil, outros na área comercial, etc.

Já nos cursos de Contabilidade raramente encontraremos alunos com posições bem definidas quanto à sua especialização. Pois a visão que se tem é da função básica do contador que é de produzir informações uteis aos usuários da Contabilidade para tomada de decisões. O curso de ciência contábil ramifica-se em uma gama de especializações (Contabilidade Gerencial, Agrícola, Pública, Comercial etc.), sendo que cada uma delas estuda o patrimônio sob uma ótica particular. Pode-se obsevar essa ramificação na figura 1.

8

Fonte: Elaborada pelo autor

O objetivo geral do estagio é de descrever a caracterização do local de estágio, bem como seu histórico de fundação, buscando uma visão geral da empresa e sua missão.

A determinante disso são as diversas atividades desenvolvidas pelas organizações, as políticas adotadas, os interesses dos usuários, as normas governamentais, dentre outras, proporcionando ao aluno-estagiario aproveitar cada conhecimentos adquiridos durante todo o curso e cada área de um escritório.

O estágio passa a ser de grande importância no conhecimento de uma ou mais áreas de atuação para o desenvolvimento profissional, auxiliando em suas futuras escolhas. O estágio dá ao estudante a oportunidade do seu primeiro contato com uma empresa, proporcionando ao estagiário novos conhecimentos experiências profissionais, completando os ensinamentos em sala de aula.

Assim, possibilita ao aluno a ter contanto com situações de problemas concretos e reais das áreas conhecidas em sala de aula, momento esse que poderá analisar as possibilidades de atuações em sua área de trabalho. Esse espaço aberto ao aluno possibilita o desenvolvimento de habilidades como também, uma maior conscientização em seu papel social.

Contabilidade Agrícola

Contabilidade Gerencial

Contabilidade Social

Contabilidade de Custos

Contabilidade Comercial

Outras

Ciências

Contábil

Figura 1 – Área de Atuação do Contador

9

O estagio deve possibilitar também o desenvolvimento de habilidades de convivência com outros profissionais, sendo que no mundo atual essas ações conjuntas e a integração de conhecimento são de grande valia.

Segundo o artigo 1º da Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, reza:

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008)

A contabilidade nos dias de hoje, exige que o contador esteja em constante evolução, não sendo mais possível desenvolver uma postura de simples “despachante” e “guarda-livros”, e sim um profissional que seja uma agente de mudanças, e que desenvolva diversas habilidades. O contador é um “anjo da guarda” de uma empresa, tornando-se seu profundo conhecedor, podendo desta forma atuar em sua continuidade e crescimento.

Segundo Montaldo (1995, p32) o contador:

“deve desempenhar aqui um papel importante nas negociações inter-regionais, assessorando, pesquisando, trazendo informações e elementos que assegurem o fluxo de informação contínua, que leva a uma tomada de decisão racional, devendo oferecer um serviço socialmente útil e profissionalmente eficiente, que não seja apenas fruto da experiência e da formação universitária recebida, mas também de seu compromisso de incrementar e renovar constantemente o caudal de seus conhecimentos em prol da unidade regional”.

O contador de uma empresa exerce uma função de comunicador em potencial, pois ele está em sintonias com todas as áreas, como produção, vendas, finanças entre outros.

Segundo Nasi (1994,p.5).

10

“o contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. O contador deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa. Para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que acontece ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu País e no mundo. O contador dever ter um comportamento ético-profissional inquestionável. O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional. O contador deve estar consciente de sua responsabilidade social e profissional”.

O contador como qualquer outro profissional, deve ter sempre em mente que o importante para um profissional é a combinação da competência com a ética.

No artigo “O Contabilista, a Ética e a Bíblia”,

Destaca-se que de todas as profissões, o profissional contábil é o que mais está sujeito a partilhar de esquemas espúrios já que sua atividade está intimamente ligada com repórter de dados, cifras, apuração de resultado, e, consequentemente, exibe dados que geram montantes referentes a impostos, taxas, dividendos, encargos, valor patrimonial da ação, lucro etc.

Cabe ao profissional contábil, coordenar, orientar, acompanhar, planejamentos empresariais. Utilizando seus conhecimentos na área fiscal, previdenciária, de custo, de auditoria, de orçamento e mesmo de outras área contábil. Entende-se ainda que o profissional contábil deve auxiliar as empresas, trazendo benefícios, como redução no preço final do bem ou do serviço, como também a toda a coletividade.

11

I. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A sede do Escritório Contábil Hali Sociedade LTDA encontra-se na Rua Minas Gerais nº 270 Bairro Vila Maria, na cidade de São José dos Campos no estado de São Paulo. E foi fundado em dezembro de 1991, pelo contabilista Maria Ézia de Alvarenga, sendo sua sede na data na Rua Lavapés, 265 no Bairro Vila Maria na cidade de São José dos Campos, após muitos anos de dedicação mudaram para nova sede em julho de 1998.

A contadora Maria Ézia de Alvarenga começou a atuar como técnica em contabilidade, iniciando as atividades com o objetivo de desenvolver um escritório moderno e competitivo, hoje constituída por profissionais de experiência na área de atuação, contábil, fiscal, trabalhista e auditoria.

O Escritório Contábil Hali Sociedade Ltda, conta hoje com 22 anos de experiência em seus serviços, dedicação, e excelência em serviço. São dez funcionários qualificados que com muita dedicação cuidam das contas de aproximadamente 70 empresas.

Tendo como meta fidelidade ao cliente, satisfação do cliente, ética, competência em seus serviços, flexibilidade, atendimento qualificado, pontualidade, qualidade, agilidade, em seus resultados. O trabalho é dividido em três áreas:

Departamento Fiscal: da ao cliente um direcionamento, instruções reacionado ao aspecto legislativos do âmbito tributário e fiscal.

Departamento Pessoal: é responsável pela organização e manutenção do arquivo que contém toda a documentação expedida durante o período em exercício.

Departamento Contábil: tem a função de elaborar as demonstrações contábeis das empresas para auxiliar nas tomadas de decisão.

12

O estágio foi realizado nas áreas de departamento Contábil, com uma jornada de 6 horas por dia, totalizando 120 horas. No departamento fiscal orientou-se as empresas sobre a melhor maneira de recolher seus impostos obedecendo à legislação vigente, planejando, tendo como principal objetivo a aplicação básica da legislação tributária.

No departamento pessoal, todo o processo de admissão e demissão de acordo com a legislação trabalhista vigente, a confecções da folha de pagamento, como salários, pagamentos de todos os impostos pertinentes aos funcionários e todas as rotinas trabalhistas. E a auditoria que se faz necessário para a empresa certificar-se que a metodologia utilizada é correta.

Departamento Contábil foi elaborado a escrituração de lançamento contábeis, balancetes periódicos, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, controle do ativo imobilizado, fluxo de caixa, SPED contábil e relatório gerencial, proporcionando aos clientes soluções que satisfaça as suas reais necessidades.

II. ANÁLISE DE ORGANIZAÇÃO

Será apresentado os principais aspectos relacionados ao funcionamento do Escritório Contábil Hali Sociedade Ltda.

2.1 Missão da empresa

O Escritório Contábil Hali Sociedade Ltda se destaca pela capacidade de inovar perante a necessidade de mudanças, buscando novos horizontes, voltado para o futuro.

13

Sua missão é prestar serviços de contabilidade, escrita fiscal, recursos humanos, gerenciamento e auditoria com excelência e inovação, utilizando o conhecimento de forma consciente e compartilhada em prol do crescimento de seus clientes, conciliando capital e trabalho, realização profissional e lucro, sucesso e integridade.

2.2 Política da empresa

O Escritório de Contábil Hali Sociedade LTDA é compromissado com a melhoria contínua dos serviços prestados aos seus clientes, estabeleceu a seguinte política:

 Apresentar sempre os resultado

 Proporcionar soluções que satisfaçam as reais necessidades e expectativas dos clientes.

 Manter o sistema de gestão da qualidade sempre eficaz.

2.3 Setor Econômico

O escritório Contábil Hali Sociedade LTDA, é uma sociedade simples e se enquadra no setor econômico terciário, pois trata de uma empresa prestadora de serviços. É muito importante para a economia do país, e as empresas precisam ter um escritório o qual preste serviço de forma idônea, e competente, e sempre atualizada por estar havendo muitas mudanças na legislação do país, e muitas novas exigências contábeis e fiscais.

14

2.4 Segmento de Mercado

O Escritório Contábil Hali Sociedade LTDA, atua na contabilidade de diversas empresas da cidade de São José dos Campos, oferecendo vários tipos de serviços no setor contábil. O objetivo do escritório é de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado. As principais atividades do escritório são:  confrontar as compras mensais, através dos livros de entradas com as vendas pelos livros de saídas;  verificar se não está com excesso de estoque, isto poderá criar problemas no seu caixa;  orientar o empresário na formação do preço de venda, pois é fundamental embutir no preço todos os impostos, as despesas e o lucro desejado;  Montar uma planilha simples de fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro), onde será registrado o saldo atual de caixa (bancos), a previsão das entradas pelas duplicatas ou vendas a receber, e ou previsão de vendas futuras; e as saídas, que são os pagamentos já compromissados e a previsão de gastos, tais como: Matérias primas ou mercadorias, folha de pagamento, encargos, impostos, empréstimos e outras despesas, etc;

15

 Certificar mensalmente se os livros fiscais foram escriturados e o imposto calculado e recolhido dentro dos prazos especificados pelos órgãos governamentais federal estadual e municipal.  Apontamento de Cartões ponto, manual ou eletrônico para a Confecção da Folha de Pagamento de Adiantamento Quinzenal e Saldo de Salário, Emissão de holerit, Apuração dos encargos sociais e a elaboração das guias de recolhimentos;

 Registro de Admissões e Demissões, Elaboração de Contratos por prazo determinado, indeterminado, por obra certa, temporário, e Acordos Individuais de trabalho, Cálculos de Rescisões de Contrato de Trabalho, e Férias;

 Apuração dos encargos sociais, trabalhistas e rescisórios para a apropriação na custo da mercadoria ou serviço vendido;

 Acompanhamento a procedimentos de fiscalização trabalhista e Previdenciária.

2.5 Concorrência

Diante da atual dinâmica do sistema de produção, velocidade da informação, surgimento de novas empresas, a abertura de novos comercio, aumentam também os escritórios de contabilidade, assim exigindo que o escritório para estar na vanguarda de seus concorrentes busque o aprimoramento das suas ferramentas de execução e a inovação bem como a criação de novos serviços para os clientes.

Os concorrentes do escritório são os demais escritórios de contabilidade da região, como por exemplo Assessoria Contábil Vital, Vital Sertec Assessoria Empresarial e Contábil, Aquila Contabilidade e outros.

16

2.6 Fornecedores

Os fornecedores o Escritório Contábil Hali Sociedade LTDA é Prosoft que fornece programas para as rotinas do escritório, outros programas são disponibilizado pela Receita Federal, os matérias de escritório são fornecidos pela Gênesis Material de Escritório, e a Tectoner é a fornecedora de toner para as impressoras.

2.7 Clientes

Os clientes do Escritório Contábil Hali Sociedade LTDA, concentrassem no Vale do Paraíba, nas cidades de São José dos Campos, Paraibuna e Jacareí. Sendo alguns deles Colégio Poliedro, Supera Sistema de Educação, Consutóaria Lima, Granitaria Paraibuna e Granitaria Jacareí, empresas de prestação de serviços, comércio, consultório médico e odontológico.

Figura 2 – Gráfico de porcentagem dos Clientes do Escritório

Fonte: Elaborada pelo autor

40%

40%

20%

CLIENTES

Consultório Médico e Odontológico

Escolas

Empresas e comércio

17

O Escritório desenvolve um trabalho com ética e muito profissionalismo, promovendo aos clientes um melhor resultado.

2.8 Influências Externas

O setor da Contabilidade começou a sofrer influência do ambiente externo no inicio do Século XXI, que passou a ser um serviço dinâmico e constante devido as mudanças da Legislação. Hoje com o mercado em constante evolução, a concorrência exige que os escritórios sejam éticos e que mantenha a qualidade.

Segundo Oliveira (2001, p.123),

O Ambiente PODE oferecer para à Empresa Oportunidades de e ameaças. Nesse contexto, como Empresas devem Procurar aproveitar como o Oportunidades do Ambiente,Bem Como Procurar amortecer UO Absorver como ameaças, OU SIMPLESMENTE adaptar-SE Um ELAS.

O ambiente externo de uma organização é um conjunto de variáveis situadas fora da organização, tais os clientes, os fornecedores, o governo, a comunidade.

O ambiente externo pode ser divido em dois níveis, o Geral (Macroambiente) e Operacional. O ambiente geral é uma serie de forças que impactam, de uma maneira ou de outra, a maior parte dos negócios. O ambiente operacional tem o impacto especifico para cada setor.

Podendo a empresa ser afetada por quatro macro ambientais:

 Variáveis Econômicas

 Fatores Tecnológicos

 Fatores Sociais

 Fatores Políticos e Legais

Como pode-se observar na figura 3.

18

Figura 3 – Ambiente externo, força macro ambientais

Fonte: Adaptado por Oliviera (2010, p.44)

2.9 Ambiente Interno

O Escritório Contábil Hali Sociedade LTDA, conta com uma infraestrutura que estabelece uma harmonia no ambiente para uma perfeita integração das atividades desenvolvidas. Contanto com 10 funcionários, sendo eles 3 no departamento pessoal, 2 no departamento fiscal, 3 na área contábil, 1 responsável pelos contratos e 1 serviços gerais, todos dirigidos pela Maria Ézia de Alvarenga, como mostra a figura 4, a equipe convivem em um ambiente agradável e todos os planejamentos as ser desenvolvido são discutido em grupo.

Fonte: Elaborada pelo autor

Departamento

pessoal

Departamento fiscal

Departamento

Contábil

Contratos

Serviços Gerais

Diretoria

Figura 4 – Estrutura do Escritório Contábil Hali Sociedade Ltda

19

O escritório tem como ponto forte a atualização permanente de seus funcionários, por meio de treinamentos, cursos relacionado com a área, possibilitando assim, um melhor atendimento aos clientes. Tendo ainda como ponto franco a área de informática que sempre apresenta-se mais caro, em virtude das novas exigências inter fiscais e tributários.

2.10 Tecnologias Empregadas

O Escritório Contábil Hali Sociedade LTDA, possui um sistema de informação, o Prosoft que prove soluções completas de gestão empresarial baseadas em recursos de TI, processo e tratamento da legislação fiscal, trabalhista e tributária, para empresas contábeis e seus clientes, com presença em todo o território nacional, oferecendo segurança e resultados por meio de recursos avançados, ética e respeito às pessoas e empresa.

Contando com uma rede de dados de comunicação e internet que facilita o trabalho e a informação de dados, fazendo o trabalho ficarem eficaz e rápido.

20

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o intuito de conhecer as atividades desenvolvidas no Escritório Contábil Hali Sociedade Ltda. é que este trabalho foi realizado.

Através da necessidade de conhecer as rotinas de trabalho das referidas áreas, na entidade, este trabalho, foi de grande valia, visto que o relatório apresenta a integração entre a teoria e a prática de atividades, nos serviços prestados no escritório, o estagio agregou aos conhecimentos e experiências práticas na execução das atividades rotineiras do escritório

Primeiramente podendo conhecer o escritório, a sua caracterização, a sua historia, sua missão. E o acompanhamento de como a Contabilidade é exercida, e de que forma ela pode auxiliar na administração. Pode-se conhecer as Leis que regem os orçamentos, e como os relatórios contábeis devem ser feitos visando estas mesmas Leis.

Após conhecer e analisar cada departamento do escritório, observou-se que cada um deles são distintos em suas funções, porém é dependente do outro e é necessária a colaboração de todos eles para a perfeita harmonia e organização do conjunto.

Foi possível observar a aplicação dos conceitos das referidas áreas, na prática, possibilitando um grande conhecimento e auxiliando no desenvolvimento do aprendizado.

...

Baixar como  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »