TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio De Inclusao

Monografias: Estagio De Inclusao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

2.3.1 Caracterização dos espaços de observação: 

As condições estruturais da escola são boas e com bastantes condições para receber alunos, com bastantes rampas para caiderantes, corrimão nas escadas, iluminação boa, janelas bem arejadas com segurança, grades, limpeza bem organizada pelos próprios alunos, decoração muitos cartazes de letras e números, de identificação de como usar o lixo (reciclagem), sala de vídeo e informática, conservação pelos próprios alunos da escola, moveis internos e bem conservados com supervisão dos professores.

2.3.2 Caracterização dos profissionais que atua na escola

A instituição conta com 16 professores, 2 diretores, 4 cozinheiras,

1 secretario administrativo, 3 auxiliar de serviços gerais, 3 pedagogos seus educadores todos possuem magistérios e os professores são formados.

Algumas professoras trabalham a anos na escola outras são recém formadas que estão atuando em sua área. Tem 2 vigias que cuida de quem entra e sai da escola.

Não há nenhum profissional especifico para atender alunos em processo de inclusão, somente o SOE que tem a orientação de pedagogos com os alunos em datas comemorativas são feitas muitas atividades com todos os alunos da escola ex: apresentações, gincanas etc. com o auxilio de professores, pedagogos e o diretor.

2.3.3 Descrição das atividades do pedagogo

As atividades do professor pedagogo e auxiliar o professor com atividades que passam aos alunos desenvolverem suas habilidades, personalidades e desenvolverem raciocínio e atenção.

2.3.4 Descrição das dimensões do trabalho pedagógico do professor e da turma.

A pratica pedagógica em sala de aula e quando o professor desenvolve atividades que faça o aluno aprender brincando, e com facilidade.

A relação dos alunos com os profissionais das escolas são boas, eles se relacionam bem com todos os profissionais da escola.

Os alunos especiais vivem nos seus mundinhos são crianças que não se misturam com seus colegas, e com professores eles escutam e obedece e com outros profissionais são carinhosos.

Observamos que as aulas começaram as 08h00min horas a professora revisou os temas, as 09h00min eles vão pro lanche 09h20min professora passa três atividades no quadro as 10h00min horas eles param tudo e fazem seu lanche que trouxeram de casa, vão ao banheiro e às 10h30min vão para o recreio volta às 10h45min e depois saem ao 12h00min.

Os procedimentos adotados pela professora são de atividades no quadro, correção em voz alta fazendo com que alunos participem lendo e dando respostas. O predominante foi o pulso firme do professor com os alunos.

Os procedimentos adotados pelo professor na 3 serie e de ensinar o aluno a desenvolver uma leitura melhor, aprender as separações de silabas, trabalhos de coordenação motora e participação em aula.

Houve a utilização do material pedagógico em sala de aula com o professor usando jogos da memória e de cores.

As formas de organização em sala de aula e que todos os alunos após cada intervalo arrumam o seu espaço juntam o lixo do chão e organizam suas coisas.

O professor promove a participação de todos os alunos fazendo com que leiam as atividades e respondam em voz alta.

Durante as aulas os professores promovem brincadeiras fazendo com que todos os alunos participassem.

Nós percebemos que as turmas que tem alunos de inclusão as professoras lidam com a mesma forma com os outros alunos não tem diferença

1) IDENTIFICAÇÃO

Estagiária: Aline Genuino de Jesus

Escola: Colégio Integrado Ltda.

Disciplina: Ciências/Meio Ambiente

Turma: 4 ano do ensino regular

Sala: 1

Prof. Regente: Solange Ramos

Horário da aula: Matutino (das 07:45 as 10:45 hrs)

2) CONTEÚDO

Preservação e conscientização do meio ambiente

3) OBJETIVOS

Identificar, analisar e compreender as relações entre o homem e o meio ambiente, destacando as consequências destas interações com o mesmo. Tornando o aluno sujeito ativo ao meio ambiente em que está inserido.

4) SÍNTESE DO ASSUNTO

“À medida que aumenta o conhecimento científico diminui o grau de humanização do nosso mundo. O homem sente-se isolado no cosmos porque, já estando envolvido com a natureza, perdeu sua “identificação emocional inconsciente” com os fenômenos naturais. E os fenômenos naturais, por sua vez, perderam aos poucos as suas implicações simbólicas.”

(JUNG : 1964)

Para a realização da educação ambiental popular, é importante que se tenha um conceito que oriente as diferentes práticas.

Assim, é definido o meio ambiente como o lugar determinado ou percebido onde os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação. Essas relações implicam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e sociais de transformação do meio natural e construído.

Em tal definição fica claro que o meio ambiente é "determinado": - quando se trata de delimitar as fronteiras e os momentos específicos que permitem um conhecimento mais aprofundado. Ele é "percebido" quando cada indivíduo o limita em função de suas representações sociais, conhecimento e experiências cotidianas.

As relações dinâmicas e interativas indicam que o meio ambiente está em constante mutação, como resultado da dialética entre o homem e o meio natural. Implicando em um processo de criação que estabelece e indica os sinais de uma cultura que se manifesta na arquitetura, nas expressões artísticas e literárias, na tecnologia, entre outros.

Em transformando o meio, o homem é transformado por ele. Todo processo

de transformação implica uma história e reflete as necessidades, a distribuição, a exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com