TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Em Serviço Social Maternidade

Pesquisas Acadêmicas: Estagio Em Serviço Social Maternidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se às atividades realizadas pela acadêmica de

Serviço Social Dorane França na Maternidade Dr Marques Bastos e Hospital infantil Dr.Mirocles Veras na cidade de Parnaíba-PI durante o estágio curricular III da Faculdade Internacional do Delta-INTA/FID .O estágio teve duração de 150 horas, e foi desenvolvido durante o período de 02 de setembro de 2013 a 29 de novembro de 2013.

O referido estágio teve como objetivos, complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do Assistente Social no ambiente hospitalar; estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho cotidiano do Assistente Social no Serviço Hospitalar, aperfeiçoar habilidades técnicas e prática necessárias ao exercício profissional, no ambiente hospitalar, ou seja, planejar e executar o cuidado da Sistematização da Assistência , fortalecer a integração do aluno e da Faculdade de Serviço Social com a realidade político-social e profissional e reforçar os aspectos teóricos inerentes ao exercício profissional, principalmente no ambiente hospitalar.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO

A Maternidade se localiza na Rua Riachuelo 932 , é uma instituição filantrópica ,que também dispõe de recursos por intermédio do SUS (sistema único de saúde) e tem como missão "Zelar pela saúde, o bem-estar e as necessidade da Maternidade e da Infância do município de Parnaíba e região."

O complexo SPMIP(Sociedade de Proteção à Maternidade e a Infância de Parnaíba) No início contava com apenas um Departamento Hospitalar, a Maternidade Dr. Marques Bastos, mas, em razão da demanda pelos seus serviços, foi instituído o Hospital Infantil Dr. Mirócles Veras. Dessa forma, a Instituição busca atingir os seus dois objetivos principais: a atenção à maternidade e o atendimento infantil.

O usuário da maternidade são pessoas da cidade de Parnaíba e regiões vizinhas, são pessoas em sua maioria usuários do SUS(Sistema único de Saúde) são gestantes em sua maioria em gravidez de risco ,puérperas internadas por longos tempos devido complicações no parto e o bebê ,tendo necessidade de ficar na incubadora ou outras doenças causadas por necessidades especiais da gestação. Têm se também crianças internadas em sua maioria com viroses e em muitos casos sem poder pagar exames laboratoriais ,além de idoso com problemas respiratórios e cardiovasculares.

2.1 SERVIÇO SOCIAL E A MATERNIDADE

Serviço Social atua junto no SPMIP , em parceria tem realizado ações socioeducativa com a população usuária tendo como seu principal objetivo contribuir com o bem-estar das gestantes e puérperas que procuram os serviços aqui ofertados.

O Serviço Social no SPMIP exerce as seguintes funções:

Administração do Serviço Social: Coordenar, chefiar e supervisionar as atividades do Serviço Social;

Assessoramento: A Assistente Social pode prestar assessoria técnica na elaboração de planos, programas e projetos junto à direção e as equipes multiprofissionais, instituição e população usuária;

Intervenção Social: é uma função ampla, articula-se com as demais funções. É a ação propriamente dita, especifica do Serviço Social. Vai garantir a ação do mesmo dentro dos objetivos propostos pelos profissionais, permitindo o atendimento da população usuária, quer a nível individual, grupais ou comunitárias, em consonância com as suas atribuição específica;

Pesquisa Social: Buscar promover o levantamento de dados relacionados com os aspectos Sociais, verificar a eficácia da ação do profissional, identificar e conhecer a realidade social. Através dessa função a Assistente Social pode propor novas medidas de intervenção.

Ensino de Supervisão: O profissional precisa estar sempre se atualizando, capacitando-se, não podendo ficar estagnado no SPMIP. O profissional precisa proporcionar aos estudantes de Serviço Social condições de aprendizagem de acordo com as possibilidades da unidade. Devido a essa atribuição o SPMIP e a Faculdade do Delta firmaram convênio e foram selecionadas duas estagiárias para acompanhar a Assistente Social.

Assistencial: Prestação de serviços concretos visando à solução de problemas imediatos, apresentados pela população usuária dentro do SPMIP e através de encaminhamentos para Rede Social.

Acompanhamento Social do tratamento da saúde junto aos pacientes e gestantes;

Discutir com os demais membros da equipe de saúde sobre a problemática do paciente, interpretando a situação social do mesmo;

Informar e discutir com os pacientes acerca dos direitos socias, mobilizando-os ao exercício da cidadania;

Promover mensalmente uma homenagem aos aniversariantes(colaboradores do SPMIP) com o intuito de motivação do mesmo;

Elaborar relatórios, pareceres sociais sobre o setor;

Participar de reuniões técnicas com a Equipe do SPMIP;

Assessorar os Recursos Humanos com a equipe de colaboradores do SPMIP;

Realizar capacitações com os colaboradores;

Firmar convênios e parcerias com a Secretaria de Saúde Municipal e Estadual em nível de programas e projetos a serem implantados;

Discutir com familiares sobre a necessidade apoio na recuperação e prevenção da saúde do paciente e gestante.

Atendimento Social;

Formar grupos com grávidas de riscos, para palestras, rodas de conversa e preparo da mesma para o parto;

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o período das atividades do mês de Setembro, foi realizado o planejamento para execução do projeto de intervenção e aplicação do mesmo, durante o planejamento foi realizado participação durante as atividades cotidianas de estágio como entrevista com gestantes, colaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com