TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Introdução Ensino Fundamental

Casos: Estagio Introdução Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. É um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o seu local de trabalho. A construção do presente relatório é de grande valia, pois é uma forma de sermos avaliados em nosso estágio. Este relatório foi desenvolvido no período matutino, durante uma semana, dias 24 a 28 de fevereiro de 2014 na EMEF Profª Alvina Maria Adamson por Carminha Castilho Navarrete Antonioli, RU 748603, no qual constará observações em sala de aula com alunos de primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental de nove anos, anotações das aulas assistidas, relatório de pesquisa em documentos da escola estagiada e entrevista com a direção e coordenação para fazer a identificação da escola e conhecer melhor a sua concepção pedagógica .

O estágio é muito importante para a formação acadêmica, pois é o momento que o estudante tem o primeiro contato com o seu mercado de trabalho, permitindo ao estagiário vivenciar o que foi estudados nos livro e observar que a realidade teórica dos livros é bem diferente da vivida no ambiente de trabalho. Tem como parte específica mostrar aos alunos de pedagogia como os alunos do ensino fundamental se comportam na sala de aula. Através da observação poderemos verificar suas limitações, como eles convivem com seus amiguinhos de sala, a motivação deles em aprender, o modo como a professora responsável pela a turma ministra as aulas e nos questionarmos como nos faríamos se estivéssemos no seu lugar.

Tem como objetivos:

- Contextualizar a teoria estudada com a prática docente e as maetodologias de ensino utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamnental;

-Refletir sobre o papel do docente frente às situações adversas do cotidiano escolar;

- Ampliar a percepção da relação professor e aluno frente aos desafios e possibilidades do contexto escolar;

-Verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

- Observar o cotidiano da escola, refletir e procurar possíveis soluções para as situações-problema enfrentadas no cotidiano escolar;

- Apontar as relações entre teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação;

-Descrever a observação, o planejamento e a aplicação da prática docente no Ensino Fundamental;

-Detalhar a auto-observação de suas vivências enquanto aprendiz para relacioná-las com a função futura de docente no Ensino Fundamental;

- Observar o contexto histórico / político / educacional de forma a possibilitar o entendimento da função de docente no Ensino Fundamental e

- Exercitar a habilidade da descrição, compreensão e interpretação dos fenômenos educativos.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua futura profissão. Segundo (SILVA, 2007, p.35) “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado” e também conforme Freire, (2007, p. 51) “O ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende ao ensinar, algo que é reaprendido por estar sendo ensinado".

2. ESTAGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL I

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

A Escola " EMEF Profª Alvina Maria Adamson " onde foi realizado o estágio supervisionado - Ensino Fundamental está localizada à rua Aracajú, nº 215, no bairro Jardim São Jorge, em Nova Odessa, subordinada à Coordenadoria Municipal de Ensino, órgão da Prefeitura Municipal de Nova Odessa no estado de São Paulo, CEP 13.460.000.

O contato com este órgão pode ser através do telefone (019) 3466.2179, Fax (019) 3466.2979 ou ainda pelo e-mail: amadamson@novaodessa.sp.gov.br

A escola oferece Ensino Fundamental nas séries iniciais de 1º ao 5º ano no período matutino e vespertino, atendendo à um total de 430 alunos, e apenas 2 alunos em processo de inclusão ( dificuldade em aprender e retardamento mental).

Seu horário de funcionamento é das 6 horas às 18 horas. O horário de aula da manhã é das 7 hs às 12 hs e o do período da tarde, das 13 hs às 18 hs.

Este estágio foi realizado durante os dias 24 a 28 de fevereiro de 2014, com um total de 5 dias nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e também em aulas complementares como Artes e Informática.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Na concepção de educação a Escola EMEF Profª Alvina Maria Adamson, inspira nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e suas qualificações para o trabalho.

A gestão democrática tem por finalidade possibilitar à escola maior grau de autonomia, de forma garantir o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, assegurando padrão adequado de qualidade do ensino ministrado.

A proposta pedagógica leva em conta a LDBEN ( Lei de Diretizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e os PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais). Tem a intenção de contribuir com a construção da democracia e da cidadania e para isso o trabalho pedagógico enfocará conteúdos relacionados com o cotidiano dos alunos, as necessidades sociais e interesses da população e região onde a escola está inserida.

Por meio de uma prática pedagógica que oferece ao educando a construção do conhecimento, o professor, provocador e mediador deste processo busca possibilitar ao aluno a descoberta e a construção significativa a partir da compreensão da realidade, fazê-lo progredir por meio de situações desafiadoras, ampliando, reformulando, construindo conhecimentos, constituindo- se a si próprio e não apenas somando informações.

A equipe desta Unidade Escolar tem a finalidade de contribuir com a evoluçaõ da sociedade, da ciência, da tecnologia e da pesquisa. A dimensão ética do trabalho, nesta perspectiva, implica compromissos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com