TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1.RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL II

Exames: 1.RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  3.708 Visualizações

Página 1 de 3

1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A primeira é a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Constante Luciano C. Houlmont”, localizada no bairro Vila Valença, na Cidade de São Vicente , Avenida Antônio Emmerich, número 504, cep 11390-001, telefone 34682929 , 34683174. Comunitário- 34670510. Foi realizado no período da tarde das 13:00 ás 17:00 horas, intercalados em duas vezes na semana.

A Escola, segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada com o compromisso de construção de uma sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

De acordo com o que observei e pesquisei essa escola é bem conceituada no bairro, os profissionais são envolvidos e trabalham com o mesmo objetivo. As salas são amplas e bem arejadas. Uma coisa que me chamou a atenção foi o hora do recreio, saem duas classes por vez e sempre da mesma série. Assim não dá chance dos alunos maiores implicarem com os menores.

.

Por meio de observação do método da professora, observei a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar e o compromisso com a construção do conhecimento do aluno.

Segundo Comenius no livro a persistência da utopia em educação, citado por Kulesza, Wojciech A. (1992), o método de ensino deve adequar-se aos métodos de descoberta, e portanto a autonomia do educando, ao contrário do que preconiza a escola ativa.

Comenius já citava no passado a importância da autonomia do educando, para que aconteça essa evolução é necessário estarmos atentos ao perfil do aluno

de hoje, que está conectado ao mundo, e o professor tem que acompanhar essa evolução, para caminharmos juntos.

Segundo a matéria de gestão no curso de pedagogia o gestor é um mediador na questão da prática pedagógica e da produtividade. Nesse sentido nessa escola prevalece a gestão mediadora direcionada às metas, ao ensino aprendizagem e as práticas pedagógicas.

A escola não tem problemas como violência, raramente acontece brigas, os

profissionais estão sempre atentos a qualquer desentendimentos e já intervém em qualquer situação, não dando chance para que o problema cresça. Os pais são sempre informados sobre os acontecimentos.

1.1.DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

No decorrer do período do estágio acompanhei inicialmente as atividades desenvolvidas: ditado de palavras, cópia e numerais, atividades no livro, observando os alunos e as atividades, compreendendo as questões relativas ao processo de entendimento de linguagem oral e escrita. Observando para compreender o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos.

Na integração com a sala onde participei no acompanhamento de participação das atividades, observei que os alunos não acompanham as aulas por igual, que cada um tem o seu momento, cada um tem sua dificuldade, uns acompanham mais rápido, outros tem mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com