TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reltório De Estágio Do Ensino Fundamental III

Monografias: Reltório De Estágio Do Ensino Fundamental III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL

Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado no ponto de origem para enfrentar os desafios que se articulam dentro dela e em todos seus seguimentos, desafios gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico na atualidade a inovação e desafiadora era da informação, da comunicação ou ainda a era do conhecimento. Mais recentemente se acrescentou a designação sociedade da aprendizagem.

A educação é ou deveria ser o foco primordial para transformar a situação de miséria, tanto intelectual quanto econômica, política e social do povo promovendo acesso à sociedade numa mais justa e igualitária.

E preciso tomar cuidado para que nossos alunos da EJA não sejam novamente excluídos do sistema escolar e, como conseqüência, da sociedade da informação. Trabalhar o espírito critica e as competências, o que inclui o habito de se questionar perante o que lhe é oferecido, são passos importantíssimos para sobreviver nessa sociedade, não podemos aceitar, que depois de todas essas mudanças, a educação continue a mesma. A sociedade atual exige que a escola, o professor e o aluno desenvolvem uma aprendizagem colaborativa cooperativa, e acima de tudo significativa com e para os alunos, que possibilite. Nesta era da informação e da comunicação, para muitos também a era do conhecimento, a escola não detém o monopólio do saber. O professor não é o único transmissor do saber, ele tem de aceitar situar-se nas suas novas circunstancia que, por sinal, são bem mais exigentes de que algumas décadas anteriores.

O aluno já não é mais o receptáculo vazio a deixar-se rechear de conteúdo pelo professor. O seu papel impõe-lhe exigência acrescida. Ele tem de aprender a gerir e relacionar informações para transformar no seu conhecimento e no seu saber.

As transformações decorrentes da apropriação da tecnologia passam a ser culturais na medida em que novos hábitos e valores são construídos indicando que, na era da informação, a simples reprodução está sendo substituído pela criação, o objetivo pelo processo, a competição pela interatividade. É chegado o momento da criatividade atravessa todas as esferas do conhecimento humano.

Características relacionadas aos alunos do EJA;

• O aluno que não teve oportunidade de estudar;

• Está inserido no mercado de trabalho,

• Buscam formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho.

• É responsável, pois tem família a qual deve sustentar.

• Possui limitações, mas busca solucioná-las, pois tem muita força de vontade.

• Tem consciência da necessidade de aprender

• Valoriza suas conquistas estabelecendo associações por decisão própria e perseverança.

Alunos mais jovens:

• O aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina.

• Multi-repetentes no ensino diurno.

• Não tem responsabilidades

• Muitos prejudicam o processo de aprendizagem

• Vêem a escola como um espaço de socialização

Dificuldades principais dos alunos jovens e adultos em sala de aula

• •Medo de não se alfabetizar

• Cansaço

• Bloqueio na assimilação dos conteúdos e da realidade

• Vergonha

• Horários de trabalho (horas extras plantões)

• Ausência nas aulas

• Preocupações familiares

Dificuldades dos alunos jovens e adultos no cotidiano de sua vida

• Compreensão do funcionamento cognitivo em função do pertencimento dos alunos jovens e adultos a diferentes grupos culturais.

ETAPA 2

OS OBJETIVOS DE TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

“Freire, diversamente de todos os autores citados, define precisamente as condições de possibilidade do surgimento do nível do exercício da razão ético - critica (...) como condição de um processo educativo integral. Por isso, o educando não é só a criança, mas o adulto e, particularmente, o oprimido, culturalmente alfabeto, dando que a ação pedagógica se efetua no horizonte dialógico intersubjetivo comunitário mediante a transformação real das estruturas que oprimiram o educando.” (Dussel,2000,pg435)

Freire esclarece que não só as crianças precisam ser alfabetizadas, mas sim todo aquele que é oprimido, excluído ou que não teve acesso á educação.

A educação de jovens e adultos deve atender aos interesses e as necessidades de indivíduos que já tinham uma determinada experiência de vida, participam do mundo do trabalho em dispõem, portanto, de uma formação bastante diferenciada das crianças e adolescente aos quais se destina o ensino regular.

As escolas que possuem o curso de educação de jovens e adultos devem oferecer aos educando a probabilidade de ampliar as competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares bem como a possibilidade de aumentar consciência em relação à interação com o mundo, desenvolvendo a capacidade de participação social, no exercício de cidadania. Ao estabelecer o ato criativo, o ensino da arte representa se como indispensável no universo da educação de jovens e adultos, visto que o conhecimento tem uma atitude de busca de sentido, criação inovação. Basicamente, por seu ato criador, as formas de conhecimento humano, ou suas vinculações, fazem com que o individuo ao organizar sua vida considere os desafios que dela procedem, em um invariável processo de modificação de si e da realidade que a cerca desenvolvendo atitudes de responsabilidade, compromisso, critica, e conceitos de seus direitos e deveres.

“A desproblematização do futuro numa compreensão mecanicista da história, de direita ou de esquerda, leva necessariamente á morte ou a negação autoritária do sonho, da utopia, da esperança” (Freire, 1996,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com