TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estampa E Solda Do Brasil Ltda.

Artigos Científicos: Estampa E Solda Do Brasil Ltda.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

PIM I Projeto Integrado Multidisciplinar

BELÉM 2011

TODOS OS CURSOS DE GESTÃO 4º SEMESTRE

Trabalho correspondente ao conteúdo do: Primeiro semestre (turmas de veteranos)

TEMA: Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional. OBJETIVOS:

Favorecer aos alunos ingressantes a imersão no contexto de uma organização visando a um refinamento dos conceitos relacionados à estrutura e as práticas de gestão organizacional;

Descrever aspectos das práticas de gestão organizacional, estrutura, comunicação, aspectos éticos - legais e mercadológicos;

Identificar lacunas na prática da organização em estudo, a partir dos conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula.

Fundamentos de Administração Comunicação empresarial

Técnicas de informática

Ética/Leg. trabalhista e empresarial

Economia e mercado Matemática aplicada

MATERIAL DE APOIO: Conteúdo das aulas;

FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE. Critérios de Excelência, disponível no site: w.fpnq.org.br;

Normas monográficas da ABNT;

Bibliografias sugeridas pelo professor-orientador.

O grupo deverá identificar uma organização no mercado e analisá-la, apresentando como conteúdo do Projeto, as seguintes informações:

1. Descrição da Organização 1.1 Denominação e forma de constituição. 1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização. 1.3 Natureza e ramo de atuação. 1.4 Informações sobre o porte da empresa. 1.5 Principais equipamentos.

1.6 Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime jurídico de vínculo.

1.7 Principais produtos.

1.8 Denominação dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matériasprimas e serviços por eles fornecidos.

1.9 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo.

1.10 O segmento de mercado no âmbito internacional.

1.1 O segmento de mercado no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais.

1.12 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.

1.13 Organograma: destacar quem faz parte da Alta Direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional.

2. Comunicação Empresarial

2.1 Descrever os elementos de comunicação da organização, utilizando como referência o aspecto desenvolvido pela disciplina Comunicação Empresarial.

3. Técnicas de Informática

disciplina Técnicas de Informática

3.1 Apontar aspectos relevantes do sistema de informações organizacionais e técnicas de informática utilizadas, de acordo com o desenvolvimento da 4. Aspectos Legais e éticos

4.1 Os requisitos legais e regulamentares no ambiente da organização, incluindo os relativos à saúde ocupacional, segurança, proteção ambiental e os que interferem ou restringem a gestão econônico-financeira e dos processos organizacionais.

4.2 Eventuais sanções ou conflitos de qualquer natureza, referentes aos requisitos legais, regulamentares, éticos, ambientais, contratuais ou outros.

5. Fundamentos da Administração

5.1 Entender os diferentes tipos de organizações, assim como a função e o papel da administração e do administrador no contexto das organizações. Adquirir uma visão integrada do processo gerencial e do papel dos dirigentes.

6. Economia e Mercado

físicos e humanos do território brasileiro Identificar e compreender a dinâmica

6.1 Identificar e compreender as formas de organização que prevaleceram no País até a data atual. Analisar os fatores responsáveis pela diversidade dos aspectos das relações inter e intra-regionais do território brasileiro. Entender a teoria, os objetivos e os métodos da abordagem microeconômica e o modelo de desenvolvimento econômico. Entender as interdependências e impactos das variáveis macroeconômicas nas organizações.

7. Matemática Aplicada

7.1 Utilizar e a aplicar os conhecimentos teóricos e práticos da Matemática à Gestão.

Será entregue ao representante do grupo o Manual Geral do Projeto Integrado Multidisciplinar no primeiro encontro das orientações.

O Projeto PIM será desenvolvido por grupo de 4 a 6 alunos, sendo alunos matriculados da mesma sala de aula e modalidade de curso (exceto em semestres onde as disciplinas são comuns entre cursos, como por exemplo, PIM I) e que deverão escolher uma empresa para realização do trabalho.

1. Os componentes do grupo deverão retirar com o professor-orientador do PIM uma ficha conforme Anexo 01, preenchê-la e devolvê-la ao referido professor;

2. O Projeto PIM terá 100 horas para seu desenvolvimento e apresentação, divididas em:

30 horas para pesquisas e levantamento de dados sobre os objetos do Projeto;

60 horas para análises e relacionamento dos dados levantados para preparação e apresentação do Projeto escrito dentro das normas monográficas da ABNT.

10 horas para preparação e apresentação do trabalho perante uma banca examinadora, se assim a coordenação local designar.

3. Caso for estabelecido entrega do trabalho escrito e apresentação para a banca examinadora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com