TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística E Indicadores Sociais

Casos: Estatística E Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE 1 - ESTATÍSTICA E INDICADORES SOCIAIS

WEB-AULA 1²

ESTATÍSTICA

Você sabia que:

Desde a antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam equitativamente terras ao povo, cobravam impostos e até realizavam inquéritos quantitativos por processos que hoje chamamos de Estatística.

A palavra “estatística” vem de status, que significa, em latim, Estado. Assim, faziam-se as descrições de dados relativos aos Estados de maneira a orientar seus governantes.

Muitos alunos já devem ter ouvido falar que quando Jesus Cristo nasceu, estava sendo feito um recenseamento1 com objetivo da cobrança de impostos.

Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII, as nações com aspirações mercantilistas começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes às variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Bem, com a História da Matemática percebemos que já era muito importante a Estatística desde a antiguidade. É claro que a evolução deste conhecimento sempre acontecerá, com novas aplicações, de acordo com vários contextos como, por exemplo, na área do Serviço Social a Estatística tem dado uma contribuição efetiva no levantamento e no relato da situação social das diversas comunidades, particularmente as carentes. Enfim, o trabalho estatístico é de fundamental importância para o planejando de ações que busquem o equilíbrio social.

Trocando ideias

E você? Já realizou alguma pesquisa? Já participou do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)? Os recenseadores passam nas casas, coletando dados da vida das pessoas, com formulários extensos pesquisando: números de filhos, idade, renda familiar, religião entre outras perguntas, depois sistematizam os dados, analisam e divulgam nas mídias os resultados. O mais interessante é que os resultados servem como um parâmetro para futuras ações dos governantes. Você sabe o que é censo?

Censo: é um exame com todos os elementos da população, tendo os verdadeiros valores como resposta e, nesse caso, basta descrever simplesmente os valores obtidos, comparando com outros resultados.

Há também as pesquisas realizadas em TCCs, monografias, dissertações e teses. Estas seguem também um rigor, pois se os dados forem analisados de forma estatisticamente incorreta, poderá comprometer toda a pesquisa.

Conceitos básicos da Estatística

População:

É o conjunto de todos os elementos que representam algumas características em comum e sobre os quais desejamos desenvolver algum estudo.

Amostra:

É um subconjunto da população. Os elementos são retirados da população segundo algum critério, para se fazer as inferências estatísticas sobre a mesma.

Exemplo de Aplicação da Estatística:

Uma indústria pretende fabricar um novo produto. Para isso, contrata uma empresa especializada em estudos de mercado para fazer uma estimativa sobre importância do produto para as necessidades reais das pessoas, ou seja, dos futuros consumistas do produto. A empresa faz a coleta de dados e apresenta por meio de porcentagem, as informações coletadas.

População Finita é aquela que possui um número limitado de elementos. Enquanto a Infinita é quando o número de elementos são infinitos ou impossíveis de serem determinados.

VARIÁVEL: denominamos de variável o conjunto dos possíveis resultados de um fenômeno.

VARIÁVEL QUALITATIVA: denominamos de variável qualitativa os atributos como sexo, cor da pele, etc.

Podemos usar questionários, com questões claras e objetivas, tomando o cuidado de não influenciar na resposta do entrevistado.

VARIÁVEL QUANTITATIVA: na variável quantitativa os dados podem ser expressos por meio de uma estrutura numérica, isto é, que podem ser enumeradas, quantidade de objetos, idades, tamanho, etc.

Quando você for fazer uma pesquisa acadêmica, seja uma monografia, TCCs, não se esqueça de alguns passos extremamente importantes:

Escolha o assunto: É importante o assunto que você pretende pesquisar seja relevante, do seu interesse pessoal. Por exemplo: um administrador quer fazer uma pesquisa sobre as dificuldades dos profissionais da área ao montar uma empresa.

Título da pesquisa: O título pode ser mudado até o final da pesquisa, mas defini-lo de imediato ajuda a clarear melhor o tema escolhido.

Delimitação do assunto: Selecionar um tópico para ser estudado, sempre focalizado para evitar que o trabalho se perca, ou seja, fique muito amplo, sem profundidade.

Objetivos: Reflita muito sobre o que você pretende alcançar com a pesquisa, quais os objetivos gerais e o mais específicos que almeja.

Justificativa da escolha: Justifique o motivo que o levou a escolher tal tema, que razões evidenciam a necessidade da pesquisa.

Revisão da literatura: É preciso que você faça um levantamento das pesquisas já realizadas com o tema semelhante ao seu assunto. Por meio da revisão da literatura, você terá muitas referências bibliográficas que poderão ser úteis à sua pesquisa. Mostrará os trabalhos realizados. Assim, você poderá avançar cada vez mais na produção do conhecimento, com novas adequações e inovações.

“Matemática, estatística, exposição de idéias e português são conhecimentos necessários, mas eu classificaria essas matérias como ferramentas para a solução de problemas, ferramentas que ajudam a pensar.”

Stephen Kanitz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com