TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Um exemplo no campo biológico

Seminário: Estatística Um exemplo no campo biológico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

A estatística

A estatística é uma disciplina que faz parte do conhecimento científico a qual conta com um conjunto de processos que têm por objetivo a observação, a classificação formal e a análise dos fenômenos coletivos ou de massa, possibilitando fazer inferências válidas a partir de dados observados.

A disciplina de estatística, apesar de possuir grande parte de seu embasamento no cálculo e na matemática está longe de ser uma disciplina exclusiva das ciências exatas, pois sua aplicação abrange praticamente todas as áreas do conhecimento.

Praticamente todos os profissionais das diferentes áreas utilizam a estatística no seu dia-a-dia seja de forma direta ou indireta, pois os dados estatísticos fazem parte do nosso cotidiano, porém nem sempre percebemos esta utilização quando falamos em 50% ou 100% de algo acontecer. É isso mesmo, estamos falando em probabilidades !!!

Muitos alunos, os quais fogem da matemática e do cálculo, questionam de forma indiscriminada esta disciplina, isso fica bem claro na afirmação de Agra (2003), “Ao iniciar um curso de Estatística, alunos das áreas de humanas ou saúde, invariavelmente fugindo da Matemática, perguntam ‘como e onde vou utilizar Estatística em minha vida profissional ?’”.

— Por incrível que pareça, muitas vezes esta pergunta também é feita por alunos da área de exatas, principalmente da computação, os quais não conseguem fazer uma associação direta entre a Estatística e a Computação !

Para nos familiarizarmos com a aplicação desta disciplina, segue alguns exemplos práticos:

Exemplo na área de biológicas

Quando um profissional da área de Saúde afirma que a chance de um feto apresentar problemas de má formação ou aborto em decorrência de um quadro “mola hidatiforme” está entre 1% e 2%, ele está embasado em dados estatísticos extraídos de pesquisas sérias e fundamentais, não no senso comum ou no “achomentro”. Neste caso, o profissional está utilizando os dados estatísticos para prever a chance de um evento acontecer.

Exemplo na área de humanas

Quando um profissional de Publicidade e Propaganda afirma que o público alvo para o produto creme de barbear “Barba Rala”, na Região Metropolitana de Campinas, pode abranger aproximadamente 20.000 pessoas, ele está utilizando, dados extraídos de pesquisas realizadas nesta região, podendo levar em consideração o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, como por exemplo.

Exemplo na área de exatas

É muito comum, na área da Computação a extração de relatórios a partir de sistemas informatizados, os quais podem medir o tempo de reposta de consultas informatizadas, gerar gráficos e tabelas estatísticas. Este módulo de relatório está presente em praticamente todos os sistemas informatizados.

Quando um profissional da computação extrai um relatório estatístico em seu sistema sobre o tempo de reposta da consulta simples e da consulta combinada, afirma do que a consulta simples tem o tempo de resposta de aproximadamente 0,5 s e a consulta combinada apresenta o tempo de resposta de 1,0 s, ele está tomando como base dados e cálculos estatísticos gerados pelo próprio sistema.

A estatística descritiva

A estatística descritiva é utilizada na etapa inicial de uma de um estudo estatístico, pois é com esta ferramenta que planejamos as ações referentes à coleta de dados, organização, apresentação e análise inicial dos dados. Segundo Agra (2003), “afirma-se, que a Estatística pode ser dividida em duas partes: a Estatística Descritiva – que trata da organização, apresentação e análise preliminar dos dados e a Inferência Estatística que cuida da análise mais elaborada e interpretação dos dados obtidos pela parte descritiva”.

Como as fases citadas anteriormente não envolvem cálculos complexos, esta ferramenta inicial não exige muitos de cálculos e/ou fórmulas, mas isso, não implica que os deixaremos de usar.

Segundo Agra (2003), “De um modo mais abrangente pode-se dizer que a Estatística Descritiva tem por finalidade, o planejamento de um trabalho de pesquisa, assim como apresentar formas para o levantamento de dados, destacar técnicas de apresentação dos dados por meio de tabelas e gráficos e oferecer as medidas estatísticas próprias para análise numéricas”.

UNIDADE 2 – PESQUISA CIENTÍFICA E ESTATÍSTICA

O alicerce sobre o qual repousa toda pesquisa científica é o método científico. Trabalhar cientificamente é seguir de modo cuidadoso e disciplinado este método. Seguindo esta metodologia, os pesquisadores observam, medem, controlam variáveis, buscam relações entre elas e tiram conclusões sobre o fenômeno estudado. Em outras palavras, a metodologia científica é um processo investigativo.

Como qualquer procedimento investigativo, a pesquisa científica é essencialmente uma prática associada à coleta de informações, as quais variam conforme a natureza da pesquisa. Em muitos casos, esta coleta de informações é feita por meio da aplicação de questionários ou testes, mensurações de diversas naturezas e experimentações.

Dependendo das características da pesquisa realizada, as informações geradas e a variabilidade com que se expressam precisam ser analisadas por técnicas específicas, e é neste contexto que se insere a estatística, como uma poderosa ferramenta de processamento de dados que, quando bem aplicada, transmite segurança e confiabilidade às conclusões que se extraem da análise. Sem a aplicação de métodos estatísticos adequados, não há validade científica.

A despeito desta grande importância representada pela estatística no âmbito da pesquisa científica, muitos pesquisadores subestimam seu papel, seja por desconhecimento, por falta de afinidade ou qualquer outro motivo. Muitas vezes transferem a responsabilidade do tratamento estatístico de seus dados a terceiros, o que limita as possibilidades de análise.

1) A natureza da pesquisa científica

O método científico, como qualquer outro método, apresenta um conjunto de passos que devem ser trilhados pelos pesquisadores. Essencialmente, as etapas a serem cumpridas no contexto desta metodologia são os seguintes:

• Identificação do problema ou questão cuja resposta está por ser determinada.

• Caracterização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com