TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística do curso de Ciências Contábeis

Tese: Estatística do curso de Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA - UNIPAN

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

CASCAVEL – PARANÁ

SETEMBRO – 2013

BRUNA NENEVÊ – 3773727801

NICOLE NATIELE GERALDO - 3708627492

DORIANE DENISE HUBLER NADOLNE - 3722693123

LUCAS FERNANDO ALVES DOS SANTOS- 4608902966

JOSÉ CARLOS MACHADO- 4237827397

RENAN FLECK DA SILVA- 3715670051

INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA

Atividade Prática Supervisionada,orientado

pelo professor Nadir submetido a

Faculdade Anhanguera para obtenção de

nota parcial apresentada a disciplina de

Estatística do curso de Ciências Contábeis.

CASCAVEL – PARANÁ

SETEMBRO – 2013

A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral. Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, aplicações financeiras, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo.

O conceito de juros surgiu no momento em que o homem percebeu a existência de uma afinidade entre o dinheiro e o tempo. As situações de acúmulo de capital e desvalorização monetária davam a idéia de juros, pois isso acontecia em razão do valor momentâneo do dinheiro. Algumas tábuas matemáticas se caracterizavam pela organização dos dados e textos relatavam o uso e a repartição de insumos agrícolas através de operações matemáticas. Os sumérios registravam documentos em tábuas, como faturas, recibos, notas promissórias, operações de crédito, juros simples e compostos, hipotecas, escrituras de vendas e endossos.Nessa época os juros eram pagos pelo uso de sementes e de outros bens emprestados, os agricultores realizavam transações comerciais com as quais adquiriam sementes para as suas plantações. Após a colheita, os agricultores realizavam o pagamento através de sementes com a seguida quantidade proveniente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com