TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estequioquímica

Ensaios: Estequioquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.737 Visualizações

Página 1 de 3

6) Analise o fragmento a seguir:

A sociedade atual é marcada pelo elevado grau de desenvolvimento tecnológico, que acarretou melhoria da qualidade e aumento da expectativa de vida da população. Ao mesmo tempo, esse desenvolvimento vem gerando graves problemas ambientais que representam ameaças à vida do planeta. Nesse contexto, o setor industrial tem um papel preponderante, do ponto de vista econômico, pela geração de bens e produtos; do ponto de vista social, pela geração de emprego e renda; mas também do ponto de vista ambiental, pela geração de resíduos. Considerando os aspectos positivos e os indicadores do atual desenvolvimento econômico do Brasil, destacam-se: a indústria química, de modo especial a petroquímica, graças aos altos investimentos em pesquisa, e a indústria da construção civil, cujo aquecimento deve-se, em grande parte, aos investimentos públicos em infraestrutura e habitação. Na indústria petroquímica, a produção de polímeros sintéticos representa uma importante fonte de receita. Na construção civil, por exemplo, o produto mais importante é, sem dúvida, o cimento, devido à sua larga utilização em diversas fases da construção.

O gesso, CaSO4.2H2O, é adicionado durante o processo de fabricação do cimento para regular o tempo de pega por ocasião das reações de hidratação. Industrialmente, o gesso pode ser obtido como subproduto da fabricação de ácido fosfórico a partir da apatita, Ca3(PO4)2, conforme a equação a ser balanceada:

Ca3(PO4)2 + H2SO4 + H2O → H3PO4 + CaSO4.2H2O A sequência correta dos coeficientes da equação balanceada é:

a. 3, 4, 2, 4, 3

b. 1, 3, 3, 2, 1

c. 3, 2, 3, 3, 1

d. 1, 3, 6, 2, 3

e. 1, 3, 6, 3, 3

7) As bebidas isotônicas, muito utilizadas por atletas, foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração. Um determinado frasco de 500 mL desta bebida contém 225 mg de íons sódio, 60,0 mg de íons potássio, 210 mg de íons cloreto e 30,0 g de carboidrato. Com relação aos íons presentes nesse frasco, é correto afirmar:

a. Os íons sódio têm 10 prótons na eletrosfera e 11 elétrons no núcleo do átomo.

b. Os íons potássio apresentam igual número de prótons e elétrons.

c. A configuração eletrônica dos elétrons do íon cloreto é: K = 2, L = 8, M = 7.

d. A somatória das cargas elétricas dos íons é igual a zero.

e. A massa total dos íons positivos é maior que a massa total dos íons negativos.

8) Na metalurgia do zinco, uma das etapas é a reação do óxido de zinco (ZnO) com o monóxido de carbono (CO), produzindo zinco elementar (Zn) e gás carbônico. Para cada 1000g de óxido de zinco que reage, qual a massa de metal obtida? Resposta: 803 g de Zn

9) Em alguns antiácidos, emprega-se o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) como agente neutralizante do ácido clorídrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com