TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilistas Do Século XX - JEAN PAUL GAUTHIER

Artigo: Estilistas Do Século XX - JEAN PAUL GAUTHIER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

JEAN PAUL GAUTHIER

É dentro dos luxuosos salões da Hermès, empresa francesa de artigos de couro lotados de estilo, assim como em seu ateliê, onde encontramos seus vestidos de alta costura, que podemos perceber e venerar o trabalho de JEAN PAUL GAUTHIER, estilista francês nascido em 24 de abril de 1952. Gauthier, que embora não tenha tido nenhuma educação formal como desenhista, teve seu começo de carreira quando, muito jovem, decidiu enviar seus desenhos a estilistas famosos de alta costura. Dentre esses estilistas, estava Pierre Cardin, que se impressionou com seu talento, e o contratou como assistente em 1970. Em 1976, Gauthier já lançava sua primeira coleção individual, mas seu característico estilo irreverente aparece só em 1981.

O BAD BOY – Apesar de suas coleções de alta costura serem muito formais (também lúdicas e incomuns), e muitas de suas coleções terem como base o street wear, com foco na cultura popular, não se enganem; afinal, Jean Paul Gauthier, é conhecido como o enfant terrible da Moda. Quem se lembra “daquele” figurino, o famoso soutien em formato cônico, usado por Madonna, durante os anos noventa, em sua turnê Blond Ambition? Foi ele quem produziu. Foi ele também quem promoveu o uso de saias, especialmente kilts para homens. Gauthier também choca pela utilização de modelos não convencionais, para suas exposições, como homens e mulheres mais velhas, com piercing e muito tatuadas.

GAUTHIER ROTULADO – Gauthier, em 1988, expandiu sua marca e incluiu em seu rótulo Gauthier Júnior, com um nível menor de preços, essa linha foi concebida para jovens e teve uma forte influência náutica que ele começou a exercer em todas as suas coleções. Em 1944, este rótulo foi substituído por “JPG por Gauthier”, uma coleção unissex. Em 1992, também aparece Gauthier Jean’s, uma linha semelhenta composta principalmente de jeans e de forma mais simples, mas com um estilo bem pesado, que foi então substituído por Jean Paul Gauthier’s em 2004. Jean Paul Gauthier’s é humor e atitude – Gauthier trás neste rótulo a mesma competência e sofisticação de suas coleções de alta costura.

Alta Costura – Gauthier em alta – Mas, o que trouxe o imenso sucesso a Gauthier foi o advento de sua linha de alta costura em 1997. Através desta coleção, ele foi capaz de exprimir livremente a perversidade da sua estética, de inspirações que vão desde a Índia Imperial a Judaica Ásia.

100% SHOW – Hoje, mesmo seu olhar sendo forte e podendo parecer até agressivo à Moda, é ele quem domina quando se fala em túnicas, e batas de chiffon, e seus desfiles são apostas de sucesso, sempre com um show a parte, como modelos brigando como cão e gato, e até uma estrela de filme sado-masoquista com chicotes que aparece para apartá-las.

Referências:

<http:pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Gauthier>acesso em 26.04.2009.

BAUDOT, François. Moda do Século. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 2002.

CHENOUE, Farid. Jean Paul Gauthier. Baker & Taulor Fb

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com