TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia adotada pela Foxconn para se instalar no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Estrategia adotada pela Foxconn para se instalar no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

Solução do caso...................................................................................... 3

Entrevista................................................................................................. 6

Conclusão................................................................................................ 12

Referencias.............................................................................................. 13

SOLUÇÃO DO CASO

Estrategia adotada pela Foxconn para se instalar no Brasil

Os produtos mais adaptados para o Brasil são o ipad e iphone da Aplle que são produzidos pela empresa chinesa Foxconn e foram lançados desde dezembro de 2010. Os produtos tem grande aceitação entre os brasileiros, que estão inteirados das novidades no mercado tecnologico e buscam cada vez mais as facilidades promovidas pela tecnologia, a única resalva no momento é o preço elevado que ainda não alcança a todas as classes economicas.

Em visita a China, a Presidente da República, Dilma Roussef, anunciou um acordo com a empresa Foxconn, produtora do iPad da Apple, para que o computador tablet possa ser produzido no Brasil. A Foxconn fez diversas exigencias para se instalar no Brasil, entre elas incentivos fiscais, regime alfandegario diferenciado, terminais em portos e ainda:

Ter uma grande propriedade para abrigar mais de uma divisão do Foxconn;

O local tem que ter Wi-Fi de alta velocidade;

Aeroportos de transporte em São Paulo terão prioridade de exportação.

Apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento, BNDES.

Ajuda do governo para a procura de investidores;

Transporte e logística que permitem a entrega rápida de mercadorias para instalações da Foxconn;

Instalações com fio 100% de cabos fibra óptica.

Num primeiro momento a central da Foxconn será apenas uma montadora de peças importadas do exterior, mas a empresa diz ter planos de instalar pequenas fábricas locais de componentes, o que deverá aumentar ainda mais as oportunidades de trabalho para brasileiros.

Há um mercado consumidor bastante considerável carente desse produto e, em termos tributários, desde que o tablet seja enquadrado nos benefícios do computador, há vantagens. O governo ainda não decidiu se os tablets serão classificados como notebooks. Esta é a principal demanda das empresas interessadas na fabricação do produto, que atualmente é considerado um computador de mão para cálculo dos tributos que devem ser pagos ao governo.

A mudança na classificação permitiria que as empresas fabricantes recebessem isenção de PIS e Cofins, cujas alíquotas somam 9,25%. Com isso o preço do produto final tende a diminuir em 30% e dessa forma sera alcançado um publico muito maior.

A Foxconn considera o tremendo potencial de desenvolviento economico que o Brasil tem e sua posição estrategica para atender às necessidades dos mercados em crescimento de toda América Latina.

A empresa ganha ao atender melhor o mercado brasileiro, na hora da manutenção, o consumidor conseguirá encontrar peças mais facilmente e o custo ficará menor.

Aspectos eticos que uma organização deve apresentar

Segundo Nash (1993) A etica nos negocios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam as atividades e aos objetivos da empresa comercial.

O código de ética é um instrumento de realização da filosofia da empresa e se apoia na sua visão, missão, valores e ideais. Atraves dele os funcionarios podem nortear suas atitudes de forma que não contrarie os objetivos da empresa. Afim de legitimar as relaçoes humanas nas empresas, onde existe convivencia comum com enfoque na competição sadia, o codigo de etica torna-se um importante instrumento de regulação interna e deve ser concebido pela própria empresa, expressando sua cultura, para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.

As empresas estão implantando códigos de ética porque esse documento tem a faculdade de:

- Aumentar a integração entre os funcionários da empresa.

- Favorecer ótimo ambiente de trabalho que desencadeia a boa qualidade da produção, alto rendimento e, por via de conseqüência, ampliação dos negócios e maior lucro.

- Criar nos colaboradores maior sensibilidade que lhes permita procurar o bem-estar dos clientes e fornecedores e, em conseqüência, sua satisfação.

- Consolidar a lealdade e a fidelidade do cliente.

- Agregar valor e fortalecer a imagem da empresa.

O código de ética deve ser elaborado com o consenso entre as pessoas envolvidas e assim a vivencia e as posturas éticas serão realidades visíveis na empresa.

O que pode ser considerado antiético para uma organização

A ética deve estar presente nas relações da empresa com o funcionário, com os clientes, fornecedores e concorrentes. Não há como pedir uma postura ética dos colaboradores se a empresa não se posiciona como tal. Até mesmo a competição no mundo dos negócios deve ser feita seguindo parâmetros éticos.

Imitar, de forma continua e sistemática, tudo o que o concorrente faz, sejam produtos, embalagens, marcas e até mesmo a publicidade, é uma forma desleal de relação com a concorrência. Mattar, 2004,

Enganar um cliente seja com informação incorreta na hora de vender um produto, seja prestando um serviço sem a qualidade anunciada pela empresa também é uma forma de agir de maneira antiética para com os clientes.

Já na relação com os colaboradores as empresas têm muitas obrigações morais e legais para com seus funcionários. Por tanto ela deve alem de cumprir a lei, garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho não permitir preconceitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com