TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategias Organizacionais

Trabalho Universitário: Estrategias Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégia Organizacional

E a maneira pela qual uma organização lida com seu ambiente (no caso o mercado) para atingir seus objetivos.

O organização pode optar por se adaptar ao ambiente ou influenciar ou negociar com o mesmo.

A estratégia organizacional se dá pela maneira onde são feitas manobras no sentindo de administrar suas trocas e relações com os diversos interesses afetados por suas ações

Para os estruturalista as existem estratégias de competição e de cooperação.

⦁ Competição. É uma forma de rivalidade entre duas ou mais organizações. A competição é um complexo sistema de relações e envolve a disputas por recursos. (Como clientes ou compradores ou membros em potenciais). Essa competição nem sempre envolve interação direta entre as partes rivais e é controlada, em parte pelo ambiente.

⦁ Ajuste ou negociação. É quando se busca uma negociação para um acordo quanto à troca de bens ou serviços entre duas organizações. O ajuste é a negociação quanto a uma decisão satisfatória para os envolvidos. Ao contrário da competição o ajuste envolve interação direta com outras organizações.

⦁ Cooptação ou Coopção. busca profissionais que tragam para os seus domínios novos clientes para explicitamente enfraquecer determinados concorrentes; utilizam essa prática as áreas de marketing, bancos, seguradoras, rádio e TV.

⦁ Coalizão. Refere-se à união de duas ou mais organizações para alcançar um objetivo comum. Duas ou mais organizações agem com uma só em relação a determinados objetivos, principalmente quando há necessidade de mais apoio ou recursos que não são possíveis para cada organização isoladamente. A coalizão exige o compromisso de decisão conjunta de atividades futuras e, assim, limita decisões arbitrárias ou unilaterais

Conflitos Organizacionais

O conflito é inevitável e frequente nas organizações pode ser um problema sério em contexto organizacional, pode gerar situações caóticas, capazes de inviabilizar o trabalho de grupo. Mas pode igualmente ter um lado positivo quando devidamente gerido, reveste-se de alguma utilidade 

De acordo com a teoria clássica conflito era sinónimo de disfuncionalidade, violência e destruição. Reduzia a qualidade das relações organizacionais, a satisfação no trabalho e os níveis de produtividade, e era através de regras especificas, da criação de hierarquias e de cadeias de comando definidas se eliminaria o conflito.

Já na abordagem da Teoria das Relações Humanas a harmonia deveria ser preservada pela administração por meio de uma atitude compreensiva e terapêutica.

Ambas punham fora de discussão o problema do conflito.

Abaixo podemos avaliar uma escala geral de conflitos e métodos.

Conflito entre a autoridade do especialista (conhecimento) e autoridade administrativa (hierarquia).

Uma das sitações conflitivas típicas é a tensão imposta a organização pela utilização do conhecimento, onde traz conflitos com a Hierarquia.

Etzioni Sugere três tipos de Organização.

⦁ Organizações especializadas -- Os administradores cuidam das atividades secundárias em relação aos objetivos da organização. Os especialistas tem a principal autoridade, enquanto os administradores tem a autoridade secundária de corpo de auxiliares. A decisão final fica nas mãos dos especialistas, enquanto os administradores aconselham.

⦁ Organizações não-especializadas – São as organizações de propriedade e administração particulares e os principais meios são a produção e a venda. Os administradores têm a principal autoridade, enquanto os especialistas tratam dos meios e atividades secundarias.

⦁ Organizações de serviços -- São organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com