TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias organizacionais

Projeto de pesquisa: Estratégias organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho pretendo demonstrar minha compreensão e contextualizar as estrategias organizacionais baseando um pouco da história da cidade de Lago de Junco, pequeno município Maranhense.

Os habitantes de Lago de Junco viram a a grande necessidade do uso de medicamentos fitoterápicos vindos diretamente das ervas medicinais muito utilizadas, eles empenharam em ampliara as plantações para poder produzir mais ervas, produzindo mais remédios naturais e sendo assim diminuindo os medicamentos de farmácias químicas, sobrando verbas para outras utilidades dentro da região, desde qualidade de vida de cada um, até as benfeitorias no município.

2 DESENVOLVIMENTO

Podemos observar que no município de Maranhão, chamado Lago do Junco, o uso plantas medicinais era muito usado pela população, pois lhes faltavam recursos financeiros e instituições medicas. Neste município essa pratica se diferenciou de outros lugares, pois a comunidade transformou o uso de ervas fitoterápicos em uma forma de melhorar a qualidade de vida, por meio da implantação da do Horto e da Farmácia fitoterápica, que foi resultado do fórum de desenvolvimento local; em 1999.

Os principais parceiros eram a prefeitura municipal, a paróquia São José e as lideranças locais. A ideia era aproveitar a diversidade da flora local e estimular a produção de plantas medicinais.

O lago do Junco possuía 9.211 pessoas e sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores aos de outros municípios. A vegetação predominante era a palmeira de babaçu, sendo uma das poucas fontes de renda da população rural.

As quebradeiras de coco, eram pessoas guerreiras que lutavam pelo direito de trabalhar, uma das ultimas conquistas foi a sanção do babaçu livre(direito de entrar nas áreas dos cocais sem ter que pagar para os donos), essa conquista fez parte do processo de luta pela preservação da palmeira do babaçu na paisagem do Maranhão. Outra conquista foi a criação da cooperativa de quebradeiras de coco Ludovico.

A Farmácia Verde teve um sucesso considerável, ajudando no desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos e no desenvolvimento do município utilizando as verbas que seriam destinadas a medicamentos químicos em outros departamentos que necessitavam de verbas. Podemos ver que ainda que existem áreas a serem atingidas por este projeto, sendo assim seria interessante que os órgãos governamentais junto a prefeitura utilizassem das ferramentas PDCA.

Definindo metas e métodos para serem alcançados, coletar dados, treinando e executando seu plano, acompanhando o desenvolvimento e tomando possíveis decisões para mudanças de melhorias, este é uma ferramenta importante da administração e é de grande importância que seja utilizadas, como já foi descoberta a eficiência das ervas é bom estudar para que seja alcançada toda a região expandindo para que outras regiões tenham este mesmo benefício, tanto para o bolso quanto para sua própria saúde.

É necessário também que sejam realizados novos testes laboratoriais para que possam ser descobertas outras espécies de ervas, novas plantas podem e devem ser estudadas, assim como essas 30 que já estão no mercado, outras podem ter seus benefícios para a saúde e salvar vidas, é necessário que uma equipe esteja focada em novas descobertas e pesquisas aperfeiçoando-se cada vez mais.

Sabemos que esses medicamentos fitoterápicos estavam sendo receitados apenas na região e localidades próximas, acredito eu, que seria necessário fazer um estudo, pesquisando outras regiões onde houvesse um índice de doenças parecidas ou as mesmas doenças daquela região, sendo assim, testar em outras regiões o mesmo medicamento natural, para podermos ver se o resultado seria de sucesso como foi em Lago de Junco, afinal se é benfeitoria e melhoramento para uma cidade isso deve se expandir sim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com