TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS

Trabalho Universitário: ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 6

KATIA ELAINE GUALANDI DE OLIVEIRA

ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS E SOCIAIS PARA A PÓS-MODERNIDADE

JERÔNIMO MONTEIRO

2014

Estratégias Organizacionais e Sociais para a Pós-Modernidade

O conceito de estratégias organizacionais em instituições públicas possui peculiaridades diferentes daquelas com metas estritamente privadas. O fato de terem objetivos sociais, de possuírem recursos provenientes do próprio setor público para a sua manutenção, de terem restrições inerentes à natureza de suas atividades para a geração de receitas, impõe a esses órgãos características que se refletem nos processos organizacionais, especialmente na definição de suas estratégias.

É importante explorar também acerca da definição de estratégia vista como posição, que se remete a uma maneira de assentar a organização num espaço competitivo, de forma a garantir um domínio no mercado. Dessa forma, a organização pode afrontar, impedir ou sobressair a seus concorrentes.

Na definição de estratégia como perspectiva, é importante que se analise tudo o que acontece dentro da organização, esta definição não reflete uma posição escolhida, mas uma visão de mundo coletiva da instituição de ensino, que passa pelas noções de cultura, de ideologia e de personalidade da mesma. Esse conceito de estratégia organizacional é uma abstração, uma ideologia que existe apenas no pensamento das pessoas, porém compartilhada pelos agentes da instituição, através de finalidades e atuações conjuntas.

Alguns autores ainda conceituam estratégia como sendo um padrão. O padrão é formado pelo conjunto das estratégias realizadas, podendo ser ou não intencionadas e observadas na coerência do comportamento organizacional ao longo do tempo, assim, o padrão é melhor avaliado a partir de uma perspectiva longitudinal. Dentro da definição de estratégia como sendo um padrão, é possível relacionar ainda cinco tipos de estratégias: as estratégias pretendidas, as deliberadas, as não realizadas, as emergentes e as realizadas. O padrão estratégico significa o conjunto das estratégias pretendidas e deliberadas, ou seja, são as estratégias efetivamente realizadas.

Em termos organizacionais o padrão estratégico mobiliza recursos para atingir objetivos, mediante utilização, pela alta administração, de um plano, uma direção ou um curso de ação para o futuro.

A instituição tem todo o poder de definir os objetivos globais que pretende alcançar em longo prazo, sua ordem de importância e prioridade e a hierarquia dos objetivos. Nesse estágio identificam-se as alternativas estratégicas relevantes, qual seja a melhor direção a ser tomada. Uma vez estabelecidos os objetivos, é necessário que a equipe gestora da organização avalie as condições do ambiente externo da instituição, na pretensão de estabelecer um conjunto de previsões. Dessa forma, podemos dizer que o lema principal da organização deve ser prever e preparar, para isso é imprescindível levar em consideração alguns itens importantes:

• Apreciação interna das limitações de uma instituição: diz respeito à análise dos pontos fortes e fracos da organização, sendo os pontos fortes caracterizados como forças propulsoras, enquanto os pontos fracos são as limitações e restrições eu impedem o alcance dos objetivos.

• Escolha da estratégia ou estágio de avaliação da estratégia: Constitui os cursos de atuação futura que podem ser abraçados para a organização, tendo em vista o alcance dos objetivos globais.

• Operacionalização estratégica: é onde a maior parte dos modelos de planejamento se torna mais detalhada. Abrange um conjunto de hierarquias em diversos níveis e em distintas probabilidades de tempo.

É importante lembrar que esses itens são fundamentais, porém a estratégia precisa estar de acordo com o ambiente da instituição e deve identificar-se com o pessoal que ali trabalha. É bom dizer também a respeito da diferença entre a organização e a instituição, a organização por sua vez define-se por uma prática social, independente de sua instrumentalidade, esta está referida ao conjunto de meios particulares para aquisição de uma meta particular. Não se refere a ações articuladas ideologicamente ao conhecimento e da legitimidade interna e externa, mas sim a intervenções deliberadas como estratégias analisadas por meio de concepções voltadas à eficácia e sucesso na aplicação de formas diferenciadas para alcançar o objetivo particular que a define. Ou seja, é administrada pelas idéias de direção, planejamento, antevisão, domínio e êxito.

A instituição social tem grande aspiração pela universalidade. A organização reconhece que sua eficácia e seu desempenho dependem de sua individualidade. Isso quer dizer que a instituição vê o grupo social como seu princípio e seu referencial, enquanto que a organização tem somente a si como ponto de referência, dentro de um processo de competição em relação às outras.

Isso quer dizer que a instituição está atrelada na divisão social e política, buscando determinar uma universalidade que atenda às incoerências impostas pela divisão. Ao contrário, a organização tem a intenção de conduzir seu espaço e tempo particulares abrigando sua inclusão num dos pólos da divisão social, e seu principal objetivo não é responder às contradições, mas sim ter sucesso garantido.

Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com