TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia é formado

Tese: Estratégia é formado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Tese  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

01 - O que é estratégia?

Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

Na área militar, pode ser definida hoje como a ciência dos movimentos e planejamento da guerra e do domínio econômico.Apesar de os negócios não serem guerras, a realidade mostra que negócios e guerra podem ter muitos elementos em comum e as verdades de Sun Tzu ( estrategista que no século IV a.C. escreveu um tratado nominado A Arte da Guerra) podem, da mesma forma, mostrar o caminho da vitória em todas as espécies de conflitos comerciais comuns, como as batalhas em salas de conselhos de administração ou na luta diária pela sobrevivência, que todas as empresas enfrentam.

A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra,que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.

2- Quais são as perspectivas contidas no conteúdo da estratégia de produção?

As perspectivas de uma empresa com a estratégia de produção são para orientar-se sobre como atingir os objetivos e como seguir a missão da organização, além de atender o mercado que pretendo atingir. Esta estratégia é feita baseada na perspectiva de baixo para cima, onde os responsáveis pelo planejamento elaboram uma estratégia de produção em que o operacional trabalha de maneira a empresa atingir os resultados desejados, otimizando os processos de produção, aumentando a produtividade e ou lucratividade da empresa.

3 - A estratégia corporativa é formada basicamente, por quais decisões?

A estratégia corporativa é formada pelas decisões de que tipo de negócios estar, e a diversificação dos produtos ou serviços a oferecer, quais serão viáveis e vantajosos e quais devem ser eliminados, vendidos ou não adquiridos, quais os investimentos devem ser feitos, e como gerenciar as relações entre os negócios.

4 - Como estão distribuídas as estratégias na perspectiva (top-down)?

Segundo HAYES (2008), em uma perspectiva top down estratégia está dividida em três

diferentes níveis: corporativa, de negócio e funcional. No nível mais alto, a estratégia

corporativa define os mercados nos quais a corporação quer se inserir e a forma como adquire e distribui os recursos fundamentais às atividades. No segundo nível, a estratégia de negócio está associada a cada unidade, divisão ou linha de produtos na qual especifica o escopo do negócio, bem como se posiciona dentro do setor para alcançar e manter uma determinada vantagem competitiva. No último nível, as estratégias funcionais definem como cada área funcional irá contribuir para a estratégia de negócio.

5 - De acordo com a perspectiva “de baixo para cima”, como é formada a estratégia da produção?

A estratégia de produção de baixo para cima sugere o que as operações deveriam fazer para alcançar objetivos do planejamento estratégico. Trata-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com