TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 Estratégias de Distribuição e Redes Logísticas

Por:   •  3/11/2019  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO: Estratégias de Distribuição e Redes Logísticas

CASO: 7 - Eleven

REFERÊNCIA: BELL, E. David. HOGAN, Hall, 7 – Eleven, Inc., 514-P04, Harvard Business School, 2004.

TEXTO:

James Keyes, presidente e principal executivo da 7-Eleven, ficou satisfeito com a evolução contínua das vendas de alimentos frescos, os sanduíches lançados no mercado um antes, continuavam tendo grande aceitação. Alguns anos antes, a empresa deu início a uma estratégia de transformar esses alimentos frescos em um dos principais centros de lucro no futuro. Suzuki, presidente do conselho de adiminstração e principal executivo da Seven-Eleven Japan, pressionava a subsidiária, sediada em Dallas, para que esta adotasse a estratégia japonesa, porém, haviam muitas armadilhas e incógnitas em potencial. Haviam uma acirrada concorrência entre as lojas de conveniência nos Estados Unidos e os hábitos alimentares dos consumidores eram diferentes dos encontrados no Japão.

Uma empresa norte americana anteriormente conhecida como Southland, a qual havia fundado a rede de conveniência, se tornou uma das maiores cadeias de lojas de conveniências do mundo, vendendo além de gelo, alguns itens procurados, como pão, leite, ovos e até gasolina. Em 1973, a empresa tinha um faturamento anual de $1,4 bilhões e rendimentos líquidos de $23 milhões, oriundos de quase 5000 lojas nos EUA e algumas províncias do Canadá. Naquele ano, a Southland se expandiu além do mercado norte americano, licenciando lojas 7-Eleven no Japão, a SEJ.

O sucesso da empresa se devia à habilidade de acompanhar tendências e à sua disposição de experimentar ideias inovadoras.

Durante a década de 1980, a concorrência cada vez mais acirrada e outros problemas cada vez mais sérios abalaram a estrutura da Southland. Quando a Southland apresentou pedido de falência, Suzuki, então presidente da SEJ, convenceu a Ito-Yokado a ajudar salvar a empresa. Suzuky acreditava que a empresa norte-americana poderia ser reerguida com o emprego das estratégias gerenciais que ele havia liderado no Japão. Em 2000, a Southland Corp. passou a se chamar 7-Eleven, Inc.

Pouco depois da SEJ iniciar suas operações, Suzuky abalou as estruturas da cultura empresarial japonesa ao abandonar uma antiga prática, para racionalizar o sistema de distribuição da empresa. Suzuki introduziu uma nova política de distribuição, onde os fabricantes entregariam seus produtos a um único atacadista, o qual teria a responsabilidade de separar os produtos e entrega-los a cada uma das lojas. Outro projeto agrupava os produtos, os centros combinados de distribuição (CDC). A empresa tinha 294 CDCs no país inteiro.

Utilizando a tecnologia da informação, por ocasião de cada venda, os balconistas da loja inseriam na registradora, a idade e gênero do comprador, para ajudar a SEJ a entender quais eram os produtos que atraíam os diversos consumidores. Suzuki frequentemente insistia em pedir aos seus empregados e franqueados que descobrissem o o cliente queria.

Em 1979, a SEJ uniu seus fornecedores de alimentos, formando uma cooperativa chamada Nihon Delica Foods (NDF), para abastecerem a 7-Eleven diariamente com uma variedade de alimentos.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com