TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse nos motoristas dos ônibus da cidade

Artigo: Estresse nos motoristas dos ônibus da cidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Artigo  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do artigo sobre estresse em motoristas de ônibus urbano:

Através de estudos e pesquisas, especialistas descrevem as fases do estresse servindo como alerta. Quando uma pessoa passa por algum tipo de estresse o organismo prepara-se para lutar ou fugir, gerando uma característica de ataque cardíaca, alterando a pressão arterial e tendo efeitos como: boca seca, mãos e pés frios, falta ou aumento de apetite, diarreias passageiras entre outros.

Com esta resistência por utilizar toda energia adaptativa apresentando cansaço injustificado, sensação de desgaste e irritabilidade, esta fase de exaustão é pelo inicio de adoecimento, o enfraquecimento, as defesasdo organismo estão cedendo e assim acaba gerando essa exaustão.

A literatura afirma que as categorias de profissionais que geram estresse como: Bombeiros, Enfermeiros, Juízes e professores vem sendo avaliados como as mais interessantes.Os motoristas de Ônibus Urbano incluem-setambém nesta categoria.

Pois a atividade de dirigir envolve muitos requisitos bem como: atenção,responsabilidade,reflexos,rapidez, o estado de saúde e principalmente o estado de equilíbrio emocional.Foram entrevistados 204 motoristas,identificando o que causaria, quais situações levariam a causar mais estresse na profissão e eram: Condições do trabalho,carga horária,trajetos repetitivos,conflitos com passageiros, risco de vida (assaltos), trânsito, travessias inadequadas e falta de sanitários.

Isto contribui para o aparecimento do estresse, mas também existem estratégias para enfrentarmos o temido estresse, exemplo: Se um motorista esta preso em um engarrafamento, se for fumante poderá fumar um cigarro, fazer um treino respiratório ou contar até 10, estratégias que fazem parte das características pessoais

É preciso ressaltar a capacidade de cada pessoa para superar situações adversas como: Assaltos, mortes,maus-tratos e injustiça, tudo trabalhando sempre seu equilíbrio emocional, sendo capaz de controlar as situações constantemente.

Foi desenvolvido um programa bem eficaz, que pessoas com menos estresse podem possuir um comportamento resiliente e assim podem lidar melhor com estressores.

Este programa fez o teste com 38 motoristas de transporte urbano,sendo todos do sexo masculino a maioria possuindo escolaridade do ensino fundamental e casados, depois do prazo final para as inscrições, ouve algumas desistências por diversos motivos, problemas de saúde, demissões, férias, e a grande parte pelo desinteresse sobraram para fazer os testes somente 19 motoristas.

Todos os participantes receberam tratamento psicológico para o controle e para a prevenção do estresse, baseada em oito sessões cada uma em aproximadamente duas horas por semana, foram desenvolvidas várias discussões teóricas em grupo incluindo atividades práticas abordando sempre a questão do tema estresse, treinamento respiratório, alimentação, e a redede apoio familiar tanto para os casados, como para os solteiros.

Grande parte dos participantes, afirmaram não terem problemas de saúde, mas conforme os testes foram se aprofundando foi possível detectar que, 1/3 já haviam ficado afastados do trabalho por problemas de saúde;no pré teste contou que dos 19 motoristas (31,58%) não possuíam estresse e 13 (68,42%) possuíam sim o estresse.

O relato verbal de cada motorista foi muito importante para concluir o teste,relataram que buscam apoio em sua equipe de trabalho (grupo), estão se comunicando e se envolvendo mais e levando este treinamento também para suas famílias tendo maior compreensão com sua esposas, filhos e parentes próximos, relatam que adquiriram habilidades de identificar o fator estressor e assim já conseguem lidar de forma positiva, bem como aprenderam nas técnicas para manejar o estresse.

A resolução do problema com aceitação da responsabilidade, saber controlar e ver isso de forma mais positiva,todos os envolvidos relataram que solicitaram para empresa onde trabalharam um cobrador, para auxilia-los assim no caso de algumpassageiro reclamar ou faltar com educação, o cobrador poderia lhe dar a devida atenção e responder de forma educada sentindo a necessidade de serem mais conscientes.

As ações e relatos mostram que os motoristas aprenderam a lidar com cada situação de estresse e assim manejar as estratégias de enfrentamento mantendo sempre o controle da situação e assim fugindo de desgastes desnecessários, todas essas ações voltadas para a diminuição do estresse O maior dos objetivos desta pesquisa, foi procurar e proporcionar a melhor atitude eficaz para que cada motorista enfrentasse o seu estresse, sempre beneficiando a sua saúde voltada para ações encontradas nesta área, em sua maioria, direcionadas nas questões aversivas do seu trabalho para a doença ocupacional, o programa pareceu proporcionar a completa redução do nível de estresse e aumentodas estratégias de enfrentamento.

O procedimento, devido os motoristas possuirem somente o ensino fundamental, tiveram que dar o maior suporte possível entre dúvidas e as dificuldades que muitos tinham em compreenderem o texto, suas respostas poderiam leva-los a dar as respostas menos refletidas.

Este estudo ainda não se esgotou, este assunto é abordado de diversas formas. Conforme se estuda e descobre as causas, mais pontos de reflexões e discussões surgem sempre considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com