TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Analítica De Projeto

Trabalho Escolar: Estrutura Analítica De Projeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 13

2 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)

A Estrutura Analítica do Projeto (EAP), é uma ferramenta utilizada para a representação das entregas de um projeto. Após ser elaborada e aprovada, ela passa a ser a base para a elaboração do cronograma do projeto.

Considerada uma estrutura hierárquica que pode ser representada como uma lista identada ou na forma gráfica, pode ser criada totalmente nova ou reutilizar partes de uma outra EAP ou de modelos da organização. Ela deve conter subprodutos necessários ao gerenciamento do projeto, tais como relatórios, planos, documentação administrativa, etc.

Tem como finalidade colocar em ênfase os itens reais necessários para a concretização de um projeto tornando-se assim um elemento base para a elaboração do mesmo.

2.1 IMPORTÂNCIA

O mercado da construção civil vem enfrentando dificuldades há alguns anos. Várias empresas estão perdendo competitividade ao longo do tempo por não

adotar formas de gestão eficazes em seus empreendimentos.

Os resultados da falta de uma metodologia de gerenciamento de projetos são conhecidos pelo mercado da construção civil: obras atrasadas, projetos concluídos com valores muito acima do orçamento, clientes e construtores insatisfeitos, entre outros.

As boas práticas não são disseminadas nas empresas, fato que resulta na repetição das mesmas dificuldades em obras diferentes; os profissionais trabalham de forma isolada e a empresa não tem a segurança de saber, com exatidão, como está o andamento de cada uma de suas obras, onde está faltando mão de obra, onde é preciso interferir junto ao cliente, e assim por diante. A aplicação do gerenciamento de projetos possibilita uma coordenação eficaz e eficiente de recursos de diferentes tipos, como recursos humanos, materiais, financeiros, equipamentos, esforços necessários para obter-se o produto final desejado, atendendo-se a parâmetros preestabelecidos de prazo, custo e qualidade.

A EAP é uma ferramenta que acompanhará todo o projeto, pois, Fornece uma visão gráfica completa do escopo do projeto, com atividades e atribuições bem definidas; As subdivisões asseguram que o plano de gerenciamento do projeto cumprirá o escopo aprovado e irá atender aos os objetivos globais do projeto; Auxilia na decomposição de projetos complexos em elementos simples; Auxilia na designação de responsabilidades de execução ou de contratação dos serviços; Fornece uma base segura para estimativas de custo, tempo e recursos; Previne o esquecimento e a falta de entendimento sobre as atividades; Facilita a comunicação entre níveis e atividades; Auxilia na previsão de recursos técnicos e equipamentos necessários para a execução de cada trabalho; Auxilia na demonstração aos interessados dos resultados obtidos; Fornece informações para avaliar impacto de mudanças de escopo.

2.2 MONTAGEM DA ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO

Para a montagem da EAP, devem ser observados os seguintes passos:

No primeiro nível, colocam-se as fases do projeto. Os níveis seguintes devem conter produtos ou subprodutos necessários ao gerenciamento. Estes níveis devem ser o detalhamento da atividade imediatamente superior e contribuir para o planejamento, controle e encerramento do projeto.

Cada subproduto deve ser mensurável quanto a custo, tempo de execução e atribuição de responsabilidade.

2.3 BENEFÍCIOS ESPERADOS

Os benefícios esperados com a implantação da metodologia de gerenciamento de projetos começam pelos mais básicos, como a entrega das obras dentro do prazo e do orçamento, até o desenvolvimento e aprendizado dos envolvidos, buscando a melhoria constante da gestão dos projetos. Alguns benefícios são listados a seguir:

- Aumento significativo na possibilidade de atingir os objetivos do projeto, prazo, custo e qualidade;

- Menor quantidade de “surpresas” durante a execução, devido ao melhor planejamento e à analise dos riscos envolvidos;

- Melhoria na qualidade do produto / serviço entregue;

- Melhoria na comunicação interna e externa, com a redução de conflitos

- Melhor gestão dos contratos com terceiros para execução de serviços ou compra de materiais;

- Maior segurança da empresa em fornecer propostas para projetos de maior risco (prazos curtos ou baixo valor do contrato);

- Desenvolvimento constante da equipe, levando a melhoria contínua;

- Melhor resposta às grandes oscilações do mercado, estando a empresa preparada para responder em períodos de alta e de baixa demanda;

- Melhora no nível de competitividade da empresa no mercado pelo aumento na taxa de sucesso de seus projetos;

3 FASES DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO

3.1 PRELIMINARES

Na fase de estudo preliminar, é definida a geometria do edifício e do sistema construtivo a ser empregado. Nesta definição são verificados os principais fatores condicionantes relacionados com o terreno, função do edifício e plástica desejada. As informações obtidas nesta fase são a base para a verificação da viabilidade de desenvolvimento do projeto, tanto para a organização como para o cliente.

O sistema construtivo, que caracterizará o edifício, é o ponto de partida para a definição de vários outros aspectos técnicos como o sistema estrutural, os materiais e os métodos de execução a serem empregados.

3.2 IMPLANTAÇÃO

É o alinhamento principal, onde coloca-se estacas em locais estratégicos, para a obra ser implantada.

A implantação da obra é da responsabilidade do empreiteiro, que, partindo do sistema de apoio cartográfico definido no projeto, estabelecerá os apoios complementares necessários à boa execução da obra, devendo comunicar as respectivas coordenadas e cotas à fiscalização. A fiscalização deve ser informada com antecedência suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com