TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas organizacionais para projetos

Seminário: Estruturas organizacionais para projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

4 - Estruturas Organizacionais para Projetos

Há três estruturas organizacionais clássicas, embora, outras formas usadas, são variações destas. Temos a Organização Funcional ou Hierárquica, a Organização por Força tarefa e a Organização Matricial

4.1. Organização Funcional ou Hierárquica

A Organização Funcional tem formato piramidal, com níveis de gerência estratificados, subordinadas por camadas horizontais distintas, permanecendo em posição de destaque no mundo empresarial. Define claramente a autoridade, disciplina e favorece a competência técnica. Cada funcionário possui um superior bem definido sendo que os funcionários são agrupados por especialidades. Invariavelmente estas especialidades estão presentes pelos nomes dos departamentos (Marketing, Finanças, Produção, Contabilidade, entre outras).

No gerenciamento de muitos projetos, onde atividades multidisciplinares devem ser realizadas dentro de tempo e custo limitados, a organização funcional demonstra-se inadequada. As equipes de projetos devem ser multiespecializadas, subordinadas ao gerente de projeto, fazendo com que a estrutura funcional

Os empreendimentos multiespecializados exigem coordenação horizontal, forma que contraria as burocracias orientadas verticalmente. Esses tipos de organizações possuem projetos, onde o escopo é restrito ao limite de suas funções e cada departamento faz seu trabalho de projeto de forma independente dos demais departamentos que lhe pertencem.

Fonte: www.tenstep.com.br

4.2. Organização por Força Tarefa

Compõe-se de equipe criada especificamente para realizar determinada missão ou objetivo, onde o gerente de projeto tem posição de prestígio, autoridade e responsabilidade. Ela é orientada para a tarefa, para a equipe, desimpedida de restrições impostas pela organização externa e protegida dos conflitos externos.

A grande desvantagem desta forma é a mobilização e a desmobilização de pessoal que são questões difíceis, já que o trabalho é de natureza temporária, ficando complicado tanto no momento de agregar a equipe, como na dispensa, tornando-se impossível manter os grandes especialistas.

Fonte: www.tenstep.com.br

4.2. Organização Matricial

É tida como solução mais moderna na gestão, apresenta a vantagem de agilizar a organização, com maior velocidade de processamento das informações e de trabalhar com recursos compartilhados, atendendo às necessidades e despeito dos obstáculos que podem surgir.

Algumas das vantagens da matriz são a maior capacidade de processamento de informações tendo em vista a velocidade e agilidade de seus canais horizontais de comunicação, apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com