TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Madeira

Dissertações: Estrutura De Madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O projeto integrador, proposto pela Universidade Nove de Julho, aos alunos do quarto semestre de engenharia, tem como finalidade construir um telhado

sendo bastante complexo exigindo calculos e composto por diversos componentes Tendo como finalidade o telhado destina se a proteger o edificio ou casa contra a ação de quaisquer condições climáticas tais como chuva, vento, raios solares, neve e também impedir a penetração de poeiras e ruídos no seu interior

Esta inciativa é de fundamental importância para a formação do engenheiro, visto que os projetos integradores são, de fato, ensaios de projetos reais, cuja experiência possibilitará o desenvolvimento de habilidades necessárias aos âmbitos profissional e acadêmico, como, por exemplo, o trabalho em equipe, o gerenciamento de projetos, o acompanhamento de cronograma, entre outros.

Além disso, a participação nesse tipo de proposta auxilia o aluno na prática das teorias aprendidas em sala de aula, possibilitando uma aprendizagem mais significativa, por meio da integração entre as disciplinas ministradas no curso.

Neste projeto iremos nos aprofundar nas estruturas feitas de madeira com a intençao de elaborar uma ampla pesquisa sobre o material a ser ultilizado, aprofundando nosso conhecimentos para que possamos aplicar futuramente os calculos feitos no telhado em estruturas reais de grande porte.

Podemos justificar a escolha através de uma pesquisa muito bem elaborada podemos dizer que esse projeto é de suma importância para que o grupo obtenha maior conhecimento sobre os principais tipos de estrutura de cobertura e, suas normas de segurança e sua correta utilização em obras de edificação. Torna-se também muito importante avaliar as principais dificuldades na montagem, a partir desta, aumentar o conhecimento, competências e habilidades acadêmicas, técnicas e futuramente profissionais.

O projeto apresenta situações desafiantes para que o protótipo seja eficiente e corresponda as regras da competição.

O projeto resume-se em elaborar um protótipo que seja capaz de suportar uma telha de fibro cimento se mantendo inerte a as açoes das interperes

O problema consiste em encontrar um material leve e ao mesmo tempo resistente, Outro problema é, dentro da escolha do protótipo, fazer com que o material utilizado seja sustentável.

Tipos de treliças para coberturas

Treliças são estruturas formadas por barras, ligadas entre si através de nós.

Existem diversos tipos de treliças muitas delas na execução de cobertura para telhados feitas pára diversos fins com a intenção de suportar carga e dividilas por iguais assim mantendo a resistencia das estrutura onde as mesmas estão sendo empregadas em pontes, gruas alguns exemplos são: Treliça de howe , treliça de pratt , viga k e waren

Treliça howe

A treliça Howe é semelhante ao desenho de Pratt com apenas algumas diferenças. Em vez do feixe diagonal inclinada para baixo para o feixe vertical, o feixe diagonal para cima das pistas. Assim que chegar no meio da ponte, as vigas diagonais faça uma forma de “V” de cabeça para baixo. As vigas verticais criam tensão, enquanto as vigas diagonais criar a compressão, mantendo a carga da ponte. Muitas pontes de ferro também são construídos com este tipo de projeto.

Treliça Warren

Com uma estrutura simples e contínua, a treliça Warren é a mais comum em pequenos vãos, porque não há necessidade de usar elementos verticais para amarrar a estrutura. Geralmente as treliças tipo Warren são usadas para vãos entre 50 e 100 metros, que não necessitam de elementos verticais para dar maior resistência à estrutura. Uma ponte de treliça Warren é um dos projetos de ponte mais fácil de construir

Treliça K

A ponte de treliça k literalmente faz um recuar ‘ K “forma ao longo da estrutura da ponte. O médio parece dois k s consecutivas. Muitos engenheiros consideram o design de treliça K, uma das mais complicadas. As vigas verticais têm duas vigas diagonais localizadas entre cada feixe vertical, fazendo uma forma de “V” para os lados. A altura da viga vertical não impede as vigas diagonais de ingressar no meio do caminho para cima e até a metade do feixe vertical.

Treliça Pratt

A ponte de treliça Pratt utiliza vigas diagonais e verticais. Cada feixe diagonal das pistas no sentido descendente em direção ao meio da ponte. O feixe descendente anexa um feixe vertical, fazendo uma forma de “Z” para os lados ao longo do comprimento da ponte. Uma vez que a estrutura encontra-se no meio, faz mais de uma forma de “V”. Estas pontes de treliça não abrangem mais de 250 metros. A maioria das pontes ferroviárias início teve o design de Pratt.

Componentes de um telhado

Sistema de proteção superior de uma construção obrigatoriamente constitui se um telhado como por exemplo, lajes com espelho d’água terraços e jardins suspensos. O telhado compõe – se de duas partes principais:

A Cobertura podendo ser de materiais diversos, desde que impermeaveis às aguas fluviais e resistentes as condições climaticas.

cobertura

A cobertura pode ser de telhas de cerâmicas, telhas de concreto ou de chapas onduladas de fibrocimento,aço galvanizado, madeira, aluminizada, PVC e fiberglass. As telhas de ardosia e chapas de cobre foram praticamentes banidas da nossa arquitetura.

UM ELEMENTO IMPORTANTE DA COBERTURA E A Água QUE NADA MAIS DO QUE UM plano inclinado, destinado ao escoamento das águas das chuvas.

Rincão: encontro de águas, calhas inclinadas por onde escorrem as águas das chuvas, captadas por duas águas de telhado.

Espigão: divisor de águas, também formado pelo encontro de duas águas de

telhado.

Rufo: acabamento dado ao encontro das telhas com uma parede. Sua finalidade é de evitar infiltrações, provenientes das águas das chuvas.

Armação

Armação – corresponde ao conjunto de elementos estruturais para a sustentação da cobertura, tais como ripas, caibros, terças, tesouras e contraventamentos.

As estruturas que compõem a armação dos telhados podem ser totalmente ou parcialmente executadas em madeira,aço,aluminio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com