TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista Do Rio Grande Do Sul E Identificação Do Seu Grau De Concentração

Artigo: Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista Do Rio Grande Do Sul E Identificação Do Seu Grau De Concentração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade mostra ao futuro administrador a importância de estar por dentro dos acontecimentos do mercado de negócios e a ter um entendimento sobre fusão e venda de grandes empresas

A empresa Casas Bahia foi fundada na década de 50, em São Caetano do Sul no estado de São Paulo, por Samuel Klein, um imigrante polonês, que anteriormente, fazia a venda de produtos a domicílio, facilitando o pagamento em diversas prestações para que as classes mais humildes tivessem condições de adquirir bens de consumo. Em 1957 inaugurou sua primeira loja também nesta cidade.

Considerada sucesso absoluto em vendas no mercado nacional, a Casas Bahia é uma rede de lojas voltada para a venda de eletrodomésticos e móveis no varejo. Possui mais de 57 mil funcionários, como 565 lojas em todo o país faturando 13,8 bilhões com lucro aproximado a 165 milhões.

Em 04 de dezembro de 2009, o Grupo Pão de Açúcar compra das Casas Bahia, se tornando parte integrante do maior grupo varejista da atualidade nacional.

2.1 GESTÃO

A gestão da empresa Casas Bahia era patriarcal, onde Samuel Klein, juntamente com os filhos Michael e Saul comandavam os negócios, ou seja, estilo familiar. Sendo utilizada a abordagem administrativa clássica, onde havia a gestão centralizada.

2.2 MUDANÇAS DE GESTÃO

Com a fusão das Casas Bahia com o Pão de Açúcar a empresa passa a ter uma gestão coorporativa na qual o Pão de Açúcar passa a ser o sócio majoritário obtendo 53% e a Família Klein com 47% onde um conselho decide os rumos da empresa.

2.3 COLABORADORES

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, com restrições, no dia 17/04/2013 a fusão entre as redes Ponto Frio e Casas Bahia, anunciada em 2009. Essa aprovação só foi possível após um acordo em que as empresas aceitaram vender 74 lojas do novo grupo em 54 municípios brasileiros.

Com a fusão, os colaboradores das Casas Bahia estão com medo de demissões, das mudanças no estilo de gestão e implantação de culturas, principalmente com o anúncio da venda das lojas.

3 ESTRUTURA DE MERCADO – PONTO FRIO E CASAS BAHIA

As bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia possuem estrutura de mercado formal, de varejo, comercial, agora com mercado digital e lojas virtuais (Commerce). Contudo, tendo agora;

• Mais chances de ditar os preços para a indústria e para outras empresas do segmento.

• Crescimento no faturamento.

• Aumento da margem de lucro.

• Expansão na cobertura geográfica e adequação de lojas existentes.

• Diversificações nos canais de venda e exploração de novos formatos de lojas (físicas de rua e shopping, televendas e lojas virtuais).

• Controle maior de custos, gestão com foco na rentabilidade, sustentabilidade e sólida posição financeira.

• Valorização do capital humano; formação de equipes, líderes e oportunidade de desenvolvimento e carreira.

• Expansão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com