TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Linguagem

Artigos Científicos: Estrutura E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Tutora EAD Profª Alessandra Fiebig

São José dos Campos/SP

2014

Introdução

Este trabalho apresenta um breve conjunto de reflexões que apontam elementos constituintes da educação no Brasil, tratando as diferenças encontradas na escola considerando também o contexto da organização e estrutura do ensino no país, apreciando suas mudanças históricas, a identificação do perfil dos alunos ingressantes nesta etapa da educação e a relação com o panorama da educação básica. A proposta é realizar e possibilitar uma visão panorâmica sobre os avanços e os desafios que estão colocados diante da sociedade.

Assim, ao se tratar diversidade cultural e o conhecimento que as crianças possuem e desta maneira utilizar as diferentes formas de linguagens sendo que estas são relevantes para o desenvolvimento/aprendizagem da criança pequena, pois de fato a sociedade brasileira é pluriétnica e pluricultural, e na escola infantil que se fez o estudo os alunos, professores e funcionários são, antes de tudo, sujeitos sociais pertencentes a diferentes grupos étnico-raciais, são sujeitos com histórias de vida própria e suas representações, experiências, identidades, crenças, valores e costumes são convenientes ao seu jeito de ver e viver no mundo e assim na escola por onde transitam com suas particularidades e semelhanças compõem o contexto do Multiculturalismo.

O Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Então surge à confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc. Posto que se trata de indivíduos de raças diferentes entre si.

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Os PCN focam nos objetivos, na organização dos conteúdos, nos processos avaliativos e nas práticas de ensino, ou seja, remetendo à Didática.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básico trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil é um conjunto de sugestões e referencias para creches, entidades equivalentes e pré- escolas. Seu objetivo é auxiliar professores de Educação Infantil a realizar seu trabalho educacional com crianças pequenas, atendendo as determinação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Educação e Diversidade

O trabalho pedagógico desenvolvido da escola, escola Municipal Saber Conviver, com dois significados: o trabalho realizado por toda a escola, como a coordenação pedagógica, a secretaria escolar, a orientação educacional entre outros, e a interação da professora com as crianças, em sala de aula e em outros espaços. No sentido do trabalho pedagógico que se refere a toda a escola, fizemos análises de situações/cenas que envolveram a escola como um todo. Por exemplo, as festas foram momentos que mereceram um olhar de gênero. Também no sentido restrito, ou seja, aquele trabalho como resultado da interação das professoras com as crianças foi analisado sob o olhar que considera a questão de gênero.

Nesse processo de formação os sujeitos podem tornar-se, ao mesmo tempo, reprodutores, reconstrutores ou transformadores da realidade social, capitalista que para continuar desenvolvendo, busca o apagamento ou ocultação das diferenças e evidencia mecanismos de homogeneização a partir de um padrão específico e universal.

Nesta primeira comemoração de dias das mães gostaríamos de abraçar toda a família. Pois este e o principal objetivo da escola Municipal Saber Conviver.

Novas Famílias

Censo 2010 detalha a situação dos casais formados por pessoas divorciadas e dos lares em que os filhos são de apenas um dos cônjuges. Mudança na legislação facilitou separações e ajudou a ampliar o conceito de família

A escola precisa estar adaptada para as mudanças da família.

Comemoração Dia Das Mães Colégio Adventista

Tema: Mãe, Minha Rainha.

Disponível em http://www.aamo.org.br/

COLÉGIO ADVENTISTA FAZ HOMENAGEM ÀS MÃES

No Brasil, há mais de 80 anos o dia das mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, mas o Colégio Adventista de Porto Velho (CAPV) resolveu adiantar a comemoração e organizou uma linda festa para essas mulheres na terça-feira, dia 07.

Com o tema: “Mãe, Minha Rainha”, a comemoração teve o foco nas diferentes posições que essas mulheres ocupam na sociedade mostrada através de uma encenação que, apesar de todas as funções, elas não deixam de lado a profissão de mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com