TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Trabalho Escolar: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Entregue como requisito para conclusão da disciplina

“Estrutura e Organização da Educação Brasileira”

Sob a orientação do professor-tutor à distância:

Prof. Msc. Djalma Silveira

Indaiatuba, 18 de Abril de 2012.

RESUMO

A realização da ATPS da disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira, tem como objetivo o desafio de nos fazer compreender o funcionamento do Sistema de Ensino no Brasil sob o olhar de vários estudiosos da Educação. Ao pesquisarmos o assunto em pauta, nos deparamos com o processo complexo da educação como formadora de identidades e de cidadãos prontos para atuar na sociedade e no mundo em que vivemos Percebemos a importância da Lei de Diretrizes e Bases em direcionar a educação com os complexos problemas no ensino brasileiro e como ela atua em diversos níveis como Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, profissionalizante e a Educação Indígena.

ABSTRACT

The realization of the discipline of ATPS Structure and Organization of the Brazilian Education, aims to challenge us to understand the functioning of the education system in Brazil under the eyes of many scholars of Education. While studying the subject at hand, we face the complex process of education as forming identities and citizens ready to act in society and the world we live in. We realize the importance of the Law of Guidelines and Bases in directing education with the complex problems Brazilian education and how it operates on several levels as Youth and Adult Education, Special Education, vocational Education and Indigenous.

INTRODUÇÃO

O desafio proposto neste trabalho nos leva a um questionamento: No Brasil existe um sistema único de Ensino? Quais as práticas educativas e qual a proposta de ensino? Que cidadão se quer formar? São perguntas muito complexas e necessárias para uma transformação na educação, que considerando o quadro econômico, político, social e educacional de nosso país, necessita de reformas urgentes.

Segundo José Carlos Líbanêo não temos um sistema único de ensino devido às disparidades das políticas públicas no governo federal, estadual e municipal. As diretrizes da Educação Brasileira sofreram alterações com a Constituição Brasileira de 1988, quando se criou a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação Infantil – Atende crianças até 6 anos de idade.

Primeira etapa da educação básica consiste no desenvolvimento da criança nos aspectos físico, intelectual, psicológico e social, auxiliando a família e a comunidade.

Educação básica

Nível Fundamental - distinguidas pelas séries de 1º a 9º ano. Com duração de 9 anos, o Ensino Fundamental no Brasil é obrigatório e gratuito na escola pública, inicia-se com 6 anos de idade

Nível Médio – distinguidas pelas séries 1º ao 3ª ano.

Tem por finalidade desenvolver o aluno, dando-lhe a formação necessária para o exercício da cidadania, assim como fornecer meios para o seu progresso no trabalho e em estudos futuros.

Nível Médio – Educação Técnica Profissional

Tem por finalidade, preparar o aluno para o exercício de profissões dirigidas. Não tem cunho obrigatório para término do Ensino Médio. Curso oferecido somente a quem tem o Ensino Fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com