TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Artigos Científicos: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Respostas da Atividade

Ao longo de sua história a educação passa por grandes transformações em sua metodologia e tambem e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento.Nas sociedades tribais a educação era difusa ou seja,transmitida de pai para filho através da prática e da vivência diária.

Na Idade Média, os parâmetros educacionais fundamentam-se na idéia do homem como criatura divina,que está na terra apenas de passagem e deve preocupar-se somente em salvar a alma e a vida eterna. Há o surgimento da Patrística, a defesa da fé e a conversão dos não-cristãos, e da Escolástica, a mais alta expressão da filosofia cristã medieval, que recebeu esse nome por tratar-se de uma filosofia ensinada nas escolas.A educação no período medieval fica a cargo do clero, que prega uma visão de mundo teocentrista, com métodos rigorosos e formais.Durante o periodo do renascimento ocorre uma transformação nessa visão: o movimento conhecido como Humanismo,que enfatizou os valores antropocêntricos. Acentua-se a busca pela individualidade do homem, do poder da razão e do espirito de liberdade.São criadas escolas que melhor se adapatam ao espirito do humanismo.

Com a expulsão dos Jesuítas a educação ficou em segundo plano para os dirigentes do País, manteve-se assim durante o império. Somente a partir da proclamação da Republica,em 1889 que a educação começou a ser valorizada, dando inicio ao seu processo de desenvolvimento. A partir de então passou a ser mantidaa pelo poder público, tornou-se obrigatória a todos e foi vista como uma forma de mobilidade social.

No século XX muitas mudanças e conquistas aconteceram na área da educação, mas até hoje, século XXI, luta-se por escolas de boa qualidade a todos.

Atualmente o exercício da docência obriga o professor possuir vários talentos para poder compreender e a diferenciar as diferentes concepções epistemológicas,para poder ter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

Mudanças incorporadas no dia-a-dia em sala de aula;

Mudanças relacionadas as estratégias de ensino;

Mudanças relacionadas ao processo de aprendizagem dos alunos; relacionadas ao trabalho com atividades diversificadas, relacionadas `a busca de fontes de informações e de recursos.

Nos dias de hoje se eu fosse secretário da educação, eu mudaria muitas coisas, por criar melhores condições de ensino para o educador, dando a ele plenos poderes de alfabetizar todas as crianças começando na pré escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com