TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Artigos Científicos: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

NOME DO ALUNO RA:

NOME DO ALUNO RA:

NOME DO ALUNO RA:

NOME DO ALUNO RA:

NOME DO ALUNO RA:

NOME DO ALUNO RA:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação do professor-tutor a distância NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA.

CIDADE

2013

“ ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL”

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho tem por finalidade apresentar e esclarecer todos os processos que servem de referência e constituem o Sistema Educacional nas três instâncias da educação brasileira (federal, estadual e municipal) que trabalham interligadas, na perspectiva de conceber “supostas” soluções para que a organização e as estruturas da educação tenham uma funcionalidade adequada, mostrando que cada uma tem sua própria autonomia e responsabilidades para decidir como agir e proceder a respeito do gerenciamento escolar, organização administrativa e pedagógica, bem como a distribuição dos recursos federais.

Sistema é o conjunto de vários elementos intencionalmente resumidos de modo a formar um conjunto coerente.

Este sistema tem por finalidade montar um esquema para melhorar a organização das escolas. Como o Brasil, não possui um sistema definido, isso pode prejudicar muitos os alunos devido à precariedade das escolas, falta de investimentos do governo para comprar material e as merendas.

A educação Brasileira, precisa de vários sistemas para se mantiver funcionando os principais são o político e econômico. O político visa à organização a democracia, o econômico visa os investimentos proposto a cada escola, essa é a estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal elas tem em vista oferecer o seu melhor para o desenvolvimento dos alunos.

FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.

Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal são o ministério da educação (MEC) e o conselho nacional de educação (CNE) em nível estadual, temos a secretaria Estadual de educação (SEE) o conselho Estadual de educação (CEE) a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou a subsecretaria de educação, e em nível municipal (SME) e (CME).

A união federal: é responsável pelas instituições de educação superiores criadas e mantidas pelos órgãos federais de educação e também pela iniciativa privada. Entre SUS principais contribuições esta: elaborar o plano nacional de educação, organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais do sistema federal de ensino e dos territórios presta assistência técnica e financeira aos estados.

Estado: cuidam das instituições estaduais de nível fundamental e médio dos órgãos públicos de privados os estados devem organizar, manter e desenvolver esses órgãos e instituições oficiais de ensino que estão dos seus cuidados, em regime de colaboração com os municipais, dividir proporcionalmente as responsabilidades da educação fundamental, elaborar e executar políticas e planos educacionais, autorizar, reconhecer, e supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior dos estados e assumir o transporte escalar dos alunos da rede estadual.

Municípios: é responsável, principalmente, pelas instituições de ensino infantil e fundamental, porem, cuida de instituições de ensino médio mantidas pelo poder público municipal. Pode optar por se entregar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação Básica.

Os municípios devem organizar manter e desenvolver os órgãos e instituições oficia dos seus sistemas de ensino, exercer ação redistribuitiva em relação as suas escolas, autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino oferecer educação infantil em creches e pré-escolas e assumir a responsabilidade de prover o transporte para os alunos da rede municipal.

Todas as instituições de ensino podem, de maneira democrática, definir suas próprias normas de gestão, visto que cada uma tem suas peculiaridades, levando em conta a região.

“AS INCUMBÊNCIAS DE CADA SISTEMA DE ENSINO: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL”.

As três divisões da Educação que iremos abordar, determina o “direito e o acesso à educação”. E o que vivemos hoje é um sistema educacional que deve ser analisado no tempo em que se situa, pois não podemos nos esquecer que ela advém de um processo histórico que envolve longos anos de modificações e desde a Constituição Federal de 1988 que processos educacionais vem sendo alterados

De acordo com as necessidades da educação, passando a abranger as diferentes esferas administrativas, com o intuito único de erradicar o analfabetismo e garantir educação para todos. Entretanto, pouco se fez em relação a isso. (Saviani-1987).

Devemos ter a preocupação, enquanto futuros pedagogos, de também ter a responsabilidade de despertar interesses individuais ou coletivos de saber como todos esses processos funcionam; Como devemos cobrar e fiscalizar as verbas federais que são destinadas para uso exclusivo da educação; Quais os objetivos que se propõem a realizar; e até que ponto pode contribuir positivamente para um desenvolvimento de políticas alternativas eficientes, que possam vir a construir e contribuir para que haja uma melhor condição de manutenção estrutural, social e econômica.•.

A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO E SUA LDB.

Vivemos em um país que diz tratar a educação com prioridade, contudo o que vemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com