TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Dissertações: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

A educação de jovens e adultos, EJA, tem grande importância e relevância em nossa sociedade, pois é responsável pela escolarização de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular da educação ou que por algum motivo tiveram que interromper os estudos. A EJA pode ser uma porta, ou melhor, uma janela para os problemas sociais que possuímos atualmente. Entre eles a aceleração da violência, promovida cada vez mais por jovens que começam a sujar a sua ficha criminal mais cedo a partir dos 11 ou 12 anos de idade e que ficam sem estímulo para ir para a escola, onde deveriam desfrutar de uma boa educação que além de boa deveria ser gratuita.

A meta da EJA vai bem mais além da preocupação com o analfabetismo, o programa tenta, junto com métodos específicos, preparar o jovem e o adulto para o mercado de trabalho, onde esse cidadão possa gozar de todos os direitos inerentes a um trabalhador.

Se adequando ao aluno, o programa tende, cada vez mais, utilizar formas que melhor se torne para o educando assimilar os conteúdos passados. Seja o aluno de uma área urbana ou de uma área rural, a EJA tentará na medida do possível, atingir a sua meta de ensinar e profissionalizar.

A EJA foge do padrão regular de ensino, pois é voltada para um segmento totalmente diferente, jovens e adultos trabalhadores, em sua grande maioria, chefes de família, pais, mães que percebem a importância de ter uma formação básica através da escola, seja por sua própria vontade ou por pressões da sociedade, emprego. Consequentemente, na EJA, as abordagens, metodologias de ensino, material didático, por se tratar de uma clientela específica, deve ser diferenciada do que encontramos no ensino regular.

Atualmente, podemos dizer que já avançamos muito na educação de jovens e adultos, mas precisamos avançar muito mais, temos um número ainda bastante elevado de analfabetos no Brasil, muitas pessoas que interromperam os estudos por algum motivo e ainda não tiveram a oportunidade de retornar à escola, precisamos expandir a oferta de turmas de EJA àquelas regiões que tem os níveis mais baixos de escolarização, em grande parte, no nordeste e norte, incluir disciplinas de EJA na formação dos professores, que hoje é insuficiente ou até mesmo ausente em algumas graduações, realizar um debate mais amplo com toda a sociedade da importância da EJA, demonstrar que a mesma é de tão importância quanto o ensino regular.

Jovens e adultos devem perceber que nunca é tarde para voltar a estudar, mais conhecimento nunca é ruim e demais, sempre agrega à formação da pessoa, cada um traz consigo as suas experiências de vida e convive com semelhantes dentro de uma sala de aula pode ser tão enriquecedor quanto estimulante tanto para os próprios alunos quanto para o professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com