TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução:

Esse trabalho ira apresentar:

- A estrutura do sistema de ensino: federal, estadual e municipal.

- Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB).

- Níveis e das modalidades de educação e ensino.

- Incumbências de cada sistema de ensino.

- Organização da educação nacional.

- Analise das responsabilidades dos sistemas: federal, Estadual e municipal.

- Legislações pertinentes aos níveis de ensino no Brasil.

- Problemas dos níveis de ensino no Brasil.

RESUMO

O trabalho que realizamos apresenta um conjunto de conteúdos que introduz os futuros professores no conhecimento teórico e prático dos aspectos políticos e sociais, históricos e legais, pedagógico-curriculares e organizacionais da educação escolar brasileira. Proporcionou a nós alunos um processo de formação e compreensão dos contextos mais amplos em que professores exercem suas atividades profissionais e de seu papel na organização da escola.

Compreendemos o estudo das politicas educacionais, da organização dos sistemas de ensino da legislação nacional e do financiamento interno das escolas, tendo em vista a atuação consciente e critica dos professores nas decisões e objetivos referentes a realização da educação e do ensino .

Introduction

This paper will present:

- The structure of the education system: federal, state and municipal.

- Act guidelines and bases for national education (LDB).

- Levels and modalities of education and teaching.

- Tasks of each school system.

- Organization of national education.

- Analysis the responsibilities of systems: federal, state and municipal.

- Legislations pertaining to levels of education in Brazil.

- Problems of education levels in Brazil.

ABSTRACT

Our work presents a set of content that introduces prospective teachers in theoretical and practical aspects of political and social, historical and legal, pedagogical and curricular and organizational Brazilian school education. It gave us students a process of training and understanding of the broader contexts in which teachers exercise their professional activities and their role in the organization of the school.

We understand the study of educational policy, the organization of education systems of national legislation and domestic financing of schools, with a view to conscious action and critiques of teachers in decisions regarding the objectives and implementation of education and teaching.

Analise das responsabilidades dos sistemas Federal, estadual e municipal.

Relatório final etapa 2 passo 4

Analise das responsabilidades dos sistemas Federal, estadual e municipal

Analisando tudo que estudamos vamos falar da estrutura do sistema de ensino do Brasil e também da organização da educação do nosso país.

A educação depende atualmente primeiro dos pais. Apesar do Brasil não ter um sistema único de ensino, as crianças são educadas até os seis anos de modo familiar. Podemos ver no artigo 2º das Leis de Diretrizes e Bases: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Ao ingressar na escola, a responsabilidade de ensino passa a ser de educadores capacitados para formar os futuros cidadãos da nação brasileira.

Se antes dos seis anos é dever da família educar a criança, a partir dessa idade passa a ser um direito do menor e obrigação do Estado, que tem como Estrutura os ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Superior. Por trás dessa estrutura, está a política que determina o desenvolvimento de ensino.

O futuro do aluno vai depender de sua formação familiar e escolar, para que o Brasil alcance suas metas educacionais.

DESENVOLVIMENTO

O sistema federal de ensino compreende as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de educação superior, criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.

O sistema federal de ensino compõe-se das seguintes instituições mantidas pela União: universidades federais; instituições isoladas de ensino superior; centro federais de educação tecnológicas (Cefets); estabelecimentos de ensino médio; escolas técnicas federais e agro técnicas; escolas de ensino fundamental e médio vinculadas às universidades (colégios de aplicação); Colégio Pedro II; instituições de educação especial.

O MEC é o órgão líder e executor do sistema federal de educação. E sua administração direta, o mistério possui seu órgão colegiado, o Conselho Nacional de Educação (CNE), que normatiza o sistema.

Na administração indireta, estão as autarquias, que inclui o Colégio Pedro II, 32 centros federais de educação tecnológica em 18 estados, 08 escolas técnicas federais, 41 escolas agro técnicas, 06 estabelecimentos isolados de ensino superior, as 42 universidades federais e 30 escolas técnicas vinculadas à essas universidades. Há também as fundações como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Fundação Joaquim Nabuco e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes). Há ainda o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que subsidia a formulação, a implementação e a avaliação da política de educação.

Em outras modalidades, fora do ensino regular, existem cursos de formação, de aperfeiçoamento, de especialização e de treinamento, tais como informação de diplomatas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com