TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação E Diversidade

Trabalho Escolar: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Negócios de Belo Horizonte

Curso de Pedagogia Licenciatura

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Nome: Maria da Penha Siqueira de Araújo

RA: 8373820699

Tutora: Andréa Linhares

Belo Horizonte

24/04/2014

Introdução

O desafio profissional proposto, é, para articular a questão do multiculturalismo e da adversidade presente no projeto pedagógico da "Escola Municipal Saber Conviver," as práticas pedagógicas efetivas, como por exemplo na data comemorativa " Dia dos Pais".

A partir do diálogo com a equipe da escola, decidiu-se trabalhar, ao invés da figura exclusiva do pai, a família de forma geral e suas diversas configurações, dando enfoque a diversidade de organizações, bem como culturais presentes no âmbito da comunidade escolar.

Aspectos abordados sobre diversidade e multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDBEN 9.394/96 Desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN). Bem como a estrutura organizacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais, foram pautadas nos Objetivos Gerais do Ensino Fundamental, que estabelecem as capacidades relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, físico, ético, estético, de atuação e de inserção social, na formação básica necessária para o exercício da cidadania. Objetivo no final é explicitar a contribuição específica dos diferentes âmbitos do saber presentes na cultura; portanto, de objetivos vinculados ao corpo de conhecimentos de cada área.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Educação Étnica Racial e lei 10.639/2003.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, volume 1. Pretendendo contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país.

Projeto Dia dos Pais

Disponível em: http://www.dombosco.com.br

Acesso em: 09/10/2014

Analise crítica:

A figura paterna sofreu alterações, determinadas principalmente pelos avanços tecnológicos, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho.

Com essas alterações passou da condição de aporte biológico para suporte social. Isso significa vários tipos de pais: os adotivos, os biológicos, os do coração... Avôs, tios, amigos da família, professores...

O Dia dos Pais sugere a celebração entre “pais” e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias. Cabe à escola, como espaço de reflexão, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como amor, carinho, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade.

Uma mulher lendo uma bíblia.

Deve-se trabalhar a diversidade religiosa que coabita a nossa sociedade, e que a escolha da crença e uma questão pessoal,familiar.Essas escolhas não nos tornaram diferentes enquanto seres humanos, somos defensores dos mesmos direitos e deveres.

Casal de idosos

Deve-se trabalhar a questão do aumento da expectativa de vida das pessoas em uma nova sociedade. O cuidado e o respeito que devemos ter com essas pessoas se torna cada vez mais necessário.

Dois homens de mãos dadas.

As organizações familiares vêm sofrendo alterações e hoje já e possível observar um modelo diferente daquele preconizado na idade média. Independente das opções sexuais, uma família deve preservar bons princípios principalmente o de fraternidade, solidariedade e amor entre os seus membros.

Uma mulher careca.

- Deve-se trabalhar a questão dos estereótipos. O respeito da decisão de cada um poder ser do jeito que achar melhor.

Uma mulher idosa e uma mais nova.

- As famílias vêm apresentando novos modelos e muitas vezes é possível encontrar três gerações em um mesmo núcleo como exemplo: avó, mãe, e filho.

Escola Democrática e diversidade vídeos 1 e 2

Hoje nas escolas 30% dos alunos vêm de outras culturas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com