TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação E Diversidade

Trabalho Escolar: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução 4

Educação e Diversidade 5

Comemoração do dia dos pais 8

Valorização da Diversidade e o Multiculturalismo 9

Conclusão 10

Referência Bibliográfica 11

Introdução

Tendo em conta que para que as crianças sintam a natureza dos problemas é necessário que interiorizem os problemas com que atualmente nos defrontamos, e que para atingir esse objetivo temos de fazer uma ligação com aquilo que elas conhecem optámos por escolher um tema que as atinge diretamente, dado que, eles contatam diariamente com crianças de diferentes grupos étnicos e culturais, pretendemos desta forma evidenciar que a presença de alunos com proveniências culturais e linguísticas diferentes é um fato de enriquecimento mútuo que para estas crianças que para os alunos ditos “autóctones” sendo que esta atividade são facilitadores do desenvolvimento dos valores da tolerância da solidariedade, da cooperação e do respeito pela diferença. Tendo consciência de que o papel da educação deverá se dar conhecimento muitos gerais, abrangendo uma visão resumida de ciências sociais, naturais e humanísticas, transmitindo assim luzes sobre a interação entre os recursos naturais e humanos, entre o desenvolvimento e o ambiente.

Educação e Diversidade

Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A lei 9.394/96 contém as Diretrizes e Bases que vão orientar a educação nacional nos próximos anos. Seus 92 artigos representam um novo momento do ensino brasileiro; neles vemos refletidos muitos dos desafios e esperanças que movem o trabalho de tantos educadores numa nação de realidade tão diversos. A lei 9.394/96 é promulgada pelo congresso nacional e sancionada pelo presidente da República com data 20 de dezembro de 1996, e publicada no Diário oficial em 23 de dezembro de 1996.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) em 1997, em que pela primeira vez se fala sobre Pluralidade Cultural como parte dos Temas Transversais. Outra Ação diz respeito à inclusão de questões relativas ao multiculturalismo, que há pouco tempo estão sendo incluídas nos cursos de formação inicial de professores e as iniciativas oficiais juntamente com organizações não governamentais na formação continuada no sentido de promover a introdução da perspectiva multicultural na educação básica.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos de Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. No que diz respeito à composição dos níveis escolares, a relação é insofismável. A lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB estabelece no inciso I do art. 21 que a Educação Básica é formada pela Educação Infantil, Ensino Médio. Disso decorre que a clareza da inclusão da Educação infantil na órbita de incidência das Diretrizes é cristalina. Em continuação, a resolução CNP/CP n° 1, de 17 de junho de 2004, ao oficializar a Instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Racial e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, expressa no seu art. 1° que essas diretrizes devem ser observadas pelas instituições de Ensino, que atuam nos níveis e modalidades da educação brasileira e, em especial, por instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores. Não obstante a referência indistinta e totalizadora aos níveis e modalidades da educação brasileira, a mesma resolução é direita ao referir-se nominalmente à Educação Básica, quanto no parágrafo 3°, complementa as determinações da Lei Federal n° 10.639/2003.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume 1. O Referencial curricular de educação infantil é um conjunto de sugestões e referências para creches, entidades equivalentes e pré-escolas. Faz parte dos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que foram elaborados pelo Ministério da Educação infantil com crianças pequenas, atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que estabelece, pela primeira vez na história do Brasil, que a educação básica. A intenção do referencial é indicar caminhos que contribuam para que as crianças desenvolvam integralmente sua identidade e para que possa realizar, nas instituições de educação, um trabalho que contribua com a socialização dos alunos dessa faixa etária, além de tornar o ambiente escolar propício ao acesso e a ampliação do conhecimento da realidade social e cultural.

Comemoração do dia dos Pais

A pergunta que todos se fazem é porque foram criadas estas datas como o dia das mães e dos pais? A resposta é bem óbvia foi criada para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida, e em ambos a ideia inicial foi praticamente à mesma. Cabe à escola, como espaço de reflexão, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o dia dos pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como amor, carinho, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade entre outros.

A figura paterna sofreu muitas mudanças uma delas envolve a diversidade que a entrada da mulher em determinados áreas do mercado de trabalho. Soube relacionar como espaço de reflexão e implicação de valores. Houve também uma interação entre pais e filhos de diferentes valores e crenças. Trouxe para a realidade da escola as regras de convivência entre educadores trabalhando as diferenças assim conceituando os costumes e valores de cada cultura e diferentes modelos familiares. A escola teve diferentes ângulos de visão, se arriscou no seu projeto pedagógico que foi realizado com sucesso e teve abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com