TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade

Artigo: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  2.092 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Priscilla Gava Palodeto - RA:8537884875

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Talita de Moraes Marcelino.

São José dos Campos/Universidade Anhanguera

2014

Introdução

O que se pode perceber a partir dos novos movimentos sociais é uma crescente desigualdade e exclusão de grupos que querem reconhecimento da suas diversidades culturais, étnicas, religiosas e políticas.

Assim o objetivo geral do trabalho é comprovar a importância do reconhecimento de culturas “diferentes” para que a diversidade cultural seja mantida.

Para tanto o trabalho foi estruturado em 3 passos,como segue:

No primeiro passo foi abordado os principais aspectos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

No segundo passo foi abordado uma pesquisa na internet voltada para a comemoração do Dia da Família realizada por uma instituição de ensino e nela foi analisada criticamente as impressões em relação a observância a diversidade e multiculturalismo.

No terceiro e último passo os professores decidiram trabalhar as diversidades e multiculturalismo através de cartões confeccionados pelos próprios alunos. O objetivo era utilizar os desenhos para explicar a complexidade social aos alunos.

Dessa forma, busco apresentar o multiculturalismo e a diversidade como conceito teórico- metodológico àqueles, cuja crença cristalizada no ideal da homogeneidade não permite transpor as barreiras que impedem o reconhecimento e a valorização das possibilidades de sucesso de organizações e forças multiculturais.

Desafio Profissional – Passo 1

1.1 Escola Municipal Saber Conviver – Diversidade e Multiculturalismo

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) De acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional em se tratando de diversidade e multiculturalismo o mesmo é citado na Seção III – Do Ensino Fundamental aonde se informa que o ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão e pode incluir o ensino religioso mas respeitando a diversidade cultural religiosa que existe em nosso país, não podendo haver nenhum tipo de discrimição. O assunto também é abordado no Titulo II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional aonde o objetivo do mesmo é o preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho tendo o direito de igualdade, aprendizagem,respeito,valorização, considerando assim a diversidade étnico-racial.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

De acordo com a função dos Parâmetros Curriculares Nacionais seu dever é garantir o investimento do sistema da educação brasileira, representando assim uma proposta flexível sobre programas de transformação da realidade educacional. O programa nele proposto é para os devidos fins de garantir que sejam respeitadas as diversidades culturais, étnicas, religiosas e políticas e que a educação possa ter como meta uma igualdade de direito entre os cidadãos.

O direito de aprendizagem deve ser garantido para toda criança e jovem brasileiro, sabendo reconhecer a diferença e a necessidade para o processo educacional, garantindo uma formação de qualidade para todos, principalmente o respeito à diversidade que é a marca cultural do país, pois o que acontece é que cada cidadão tem comportamentos muito diferentes, e a prática escolar tem buscado adicionar a garantia de respeito aos alunos devido as diversidades para que se possam melhorar a aprendizagem. Através das diversidades realizadas por atividades pode-se verificar se estas estão sendo compreendidas, sendo necessária considerar a importância de uma diversidade de situações para analisar as diferentes capacidades de cada aluno.

A Educação escolar deve acreditar que a diversidade dos alunos servem como elemento fundamental para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

Finalizando,a diversidade é um principio aonde todos os alunos tem o direito de concretizar as aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana tem como direito e dever a ampliação do acesso a informações sobre a diversidade da nação brasileira e sobre a recriação das identidades, provocadas por relações étnico-raciais, assim como a participação de grupos culturais negros, sob a coordenação dos professores para se elaborar projetos políticos-pedagógicos que apreciem a diversidade. Deve-se haver também a pronunciação entre os sistemas de ensino, centro de pesquisas, Núcleos de estudos Afro-brasileiros, comunidades e movimentos sociais, tendendo assim a formação de professores e outros profissionais da educação para a diversidade étnico-racial. Sendo assim as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com