TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade

Dissertações: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE MATEMÁTICA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

SÔNIA CHAGAS DE CARVALHO GOMES: RA-8981223869

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Renata Manfrin Schmidt

ARAGUÍNA/TO

2014

Introdução

É imprescindível compreender que a escola possui sua própria identidade,

suas características e particularidades que não devem ser minimizadas diante dos

procedimentos normativos ou institucionais como leis, projetos do governo, políticas

educacionais que se implantam nas escolas. Assim, o PPP deve refletir a realidade

local, e o currículo deve ser organizado pelos seus sujeitos em permanente diálogo

para que exista uma articulação entre os elementos que compete à organização interna com as características da sociedade, da cultura e da própria historia, produzindo significado às suas ações (SANTIAGO, 2001).

Sobre Projeto Político Pedagógico, Veiga (1995, p. 13) o define destacando que este se constitui em um “projeto que busca um rumo, uma direção” para a escola. O PPP “é um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso Sócio político com os interesses reais e coletivos da população majoritária”. É, também, Pedagógico ao “definir as ações educativas e as características necessárias as escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade” (VEIGA, 1995, p. 13).

O presente artigo se constitui num trabalho resultante de uma problemática da escola Municipal Saber Conviver que objetivou analisar a construção do Projeto Político Pedagógico - PPP da comunidade escolar, verificando de que forma esse expressa as especificidades da comunidade.

Propondo fazer um recorte do referido desafio, este texto discuti a importância do Projeto Político Pedagógico na construção de uma escola que é capaz de conviver, valorizar e fortalecer a diversidade cultural humana. Esta produção ao inserir no campo das discussões sobre diversidade e multiculturalismo na escola, torna-se relevante por contribuir com a ampliação do debate tanto acerca do PPP quanto da importância da edificação de uma escola pautada nos princípios da igualdade, de respeito as diferenças e do convívio com a diversidade.

Para isso, este texto foi organizado em quatro partes: Capa; A Introdução (apresentar brevemente o desafio); Desenvolvimento (abordar os passos desenvolvidos); e, por fim, a quarta e a quinta parte que traz as considerações finais considerações finais e Referências bibliográficas.

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) É claramente visível a Lei expressar pontos cruciais que não podem ser esquecidos nem ignorados, temos valorização de fatores que se respeitados e seguidos a risca trazem sucesso a qualquer projeto escolar.

Nas diretrizes da educação nacional(LDBEN 9394/96) vemos que a lei ampara não só as crianças, mais também o ser humano no seu pleno desenvolvimento , na preparação para a vida. Então odos temos que ser respeitados na maneira de ser e de viver. Neste artigo fala-nos sobre o direito e a permanência na escola, essas crianças tem direito a aprender ,ensinar , pesquisar a divulgar a cultura , o seu pensamento tem o direito de expor , trabalhar sua cultura na arte.

O pluralismo tem que ser espeitado, temos que respeitar suas ideias tem que ser revistas e colocadas em práticas.Com tudo o multiculturalismo tem que ser respeitado de maneira abrangente , pois o étnico culturalismo está presente e deve ser trabalhado.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Vivemos numa era marcada pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo

do trabalho.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Reconhecer a diversidade e buscar formas de acolhimento requer, por parte da equipe escolar, disponibilidade, informações, discussões, reflexões e algumas vezes ajudas externas.

O acolhimento requer compromisso político com a educação manifestado em uma série de medidas concretas que, embora não sejam de responsabilidade exclusiva das escolas, precisam ser assumidas por elas.

Contribuir para o processo de acolhimento dos alunos não é tarefa simples, pois envolve lidar com emoções, motivações, valores e atitudes do sujeito em relação ao outro, suas responsabilidades e compromissos.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Todos estes dispositivos legais, bem como reivindicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com