TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de um relatório técnico-científico

Por:   •  19/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura de um relatório técnico-científico

Em primeiro lugar, vale ressaltar as medidas de formatação do relatório, como o tipo de letra, nesse caso o modelo Times New Roman de fonte tamanho 12, em um formato de papel A4, com margens superior, inferior e direita medindo 2,5 cm, com margem esquerda medindo 3,5 cm, além do espaçamento regular de 1,5 cm. Por conseguinte, é dividido respectivamente em: Capa, falsa folha de rosto, verso da falsa folha de rosto, errata, folha de rosto, sumário, listas, resumo, texto, anexo ou apêndice e referências bibliográficas. As funções de grifo, negrito e itálico são empregadas para: palavras e frases em língua estrangeira, títulos de livros e periódicos, expressões de referência como ver, ou vide, letras ou palavras que mereçam destaque ou ênfase, - quando não seja possível dar esse realce pela redação - nomes de espécies em botânica, zoologia, que nesse caso não se negrita, e por fim os títulos de capítulos que não se deve colocar em itálico.

Em suas fases, a capa é compreendida pelo nome da organização responsável, título, subtítulo -se houver- local e ano de publicação em algarismos arábicos, enquanto a falsa folha de rosto deve conter apenas o título do relatório centralizado, no verso da falsa folha de rosto deve existir a ficha catalográfica, a qual é descrita como um bloco de texto que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e encontrar um livro no acervo de uma biblioteca, são elaboradas por bibliotecários graduados e com registro profissional ativo no Conselho de Biblioteconomia. Por conseguinte, a errata é a fase que lista os erros tipográficos ou de outra natureza, com as devidas correções, indicando as páginas e citando as linhas em que aparecem, geralmente é impressa em um papel avulso ou encartado e posteriormente anexado ao relatório.

A partir da inserção desses elementos, surge a folha de rosto, a principal fonte de identificação do relatório, que compreende o nome da organização responsável com subordinação até o nível da autoria, título e subtítulo -se houver-, nome do responsável pela elaboração, local e ano da publicação em algarismos arábicos, logo depois o sumário pode ser exigido ,em alguns relatórios, em três línguas opcionais -espanhol, inglês e francês- e nele é especificada a relação entre os capítulos e seções do trabalho em sua ordem, de forma alguma pode ser confundido com um índice, resumo ou listas. Em seguida, as listas de tabelas, ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos exercem função similar a do sumário, quando pouco extensas podem ser sequenciadas na mesma página.

Infere-se o resumo, a apresentação mais concisa do texto e deve ser traduzida para as línguas opcionais citadas anteriormente, é muitas vezes confundido com o sumário, uma lista de capítulos e seções, todavia, o resumo é uma síntese, ou seja, apresenta o conteúdo do texto de forma reduzida. Este, por sua vez, é dividido em introdução, parte em que o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes, desenvolvimento, parte mais extensa que visa comunicar os resultados obtidos, conclusões, que consistem na recapitulação sintética dos resultados obtidos, ressaltando o alcance e as consequências do estudo e recomendações, que contêm as ações a serem adotadas, as modificações a serem feitas, os acréscimos ou supressões de etapas nas atividades. Dessa forma, é importante o acréscimo da seção denominada anexo ou apêndice, que tem por objetivo ser matéria suplementar do conteúdo descrito, tal como leis, questionários, estatísticas, que se acrescenta a um relatório como esclarecimento ou documentação, sem dele constituir parte essencial, assim os anexos são enumerados com algarismos arábicos, seguidos do título. Por último, apresentam-se as referências bibliográficas que são a relação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor, dessa forma, todas as obras citadas no texto deverão obrigatoriamente figurar nas referências bibliográficas. 

Referências Bibliográficas

FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3.ed. rev. aum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. 

SANTOS, Gildenir C., SILVA, Arlete I. Pitarello da. Norma para referências bibliográficas: conceitos básicos: (NBR-6023/ABNT-1989). Campinas, SP: UNICAMP-FE, 1995. 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos: teses, dissertações e trabalhos acadêmicos. 5.ed. Curitiba: Ed. UFPR, 1996.

LEITE, P. S. A prática de elaboração de relatórios. 3.ed. rev. Fortaleza: BNB: ETENE, 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (259 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com