TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura do Poder Judiciário

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

Estrutura do poder judiciário

          O Poder Judiciário tem como função garantir os direitos individuais, coletivos e sociais; além de atuar na resolução dos conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para fim de cumprir seus objetivos mais eficientemente, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.

São órgãos do Poder Judiciário o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), além dos Tribunais Regionais Federais (TRF), Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e os Tribunais e Juízes dos estados e do Distrito Federal e Territórios.

Supremo Tribunal Federal

          O STF é o órgão máximo do Judiciário brasileiro, tendo como principal função a de protejer a Constituição e apresentar a palavra final nas questões relativas às normas constitucionais. Tem em sua composição 11 ministros, indicados pelo Presidente da República e nomeados pelo mesmo após aprovação do Senado Federal.

Superior Tribunal de Justiça

          O STJ está abaixo do STF e tem a responsabilidade de fazer uma interpretação uniforme da legislação federal. Tem a composição de 33 ministros, nomeados pelo Presidente da República, além de também terem de ser aprovados pelo Senado antes da nomeação pelo mesmo. Julga causas criminais de relevância, e que tem governadores de estados, Desembargadores e Juízes de Tribunais Regionais Federais, Eleitorais e Trabalhistas e outras autoridades envolvidas.

Justiça Federal
       

           A Justiça Federal comum pode processar e julgar as causas nas quais a União, autarquias ou empresas públicas federais sejam autoras, rés, assistentes ou oponentes – excluindo aquelas que dizem respeito à falência, acidentes de trabalho ou que se encontrem inseridas no âmbito da Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho. É constituída por juízes federais que agem na primeira instância, segunda instância e nos juizados especiais, jugando causas pequenas.

Justiça do trabalho
     

          A Justiça do Trabalho cuida de conflitos entre trabalhadores e patrões. É costituída por juízes trabalhistas que agem na primeira instância e nos tribunais regionais do Trabalho e por ministros que atuam no Tribunal Superior do Trabalho.

Justiça Eleitoral


         A Justiça Eleitoral regulamenta os procedimentos eleitorais. É responsável por administrar as eleições, bem como por diplomar aqueles que foram eleitos. Também tem a competência de decretar a perda de mandato eletivo federal e estadual e julgar irregularidades praticadas nas eleições. É composta pelos juízes eleitorais, que atuam na primeira instância e nos tribunais regionais eleitorais, e pelos os ministros que atuam no Tribunal Superior Eleitoral.

Justiça Militar

         

          A Justiça Militar é constituída por juízes militares que atuam em primeira e segunda instância e por ministros que julgam no Superior Tribunal Militar. Sua função é processar e julgar os crimes militares. Diferentemente dos outros orgãos da justiça, na justiça militar os ministros são provenientes do exercito, marinha, aeronáutica e a populaçao civil.

Justiça Estadual

         A organização da Justiça estadual é responsabilidade de cada estado e do Distrito Federal. É composta por juízes de Direito (primeira instância) e desembargadores, (nos tribunais de Justiça, segunda instância). Nos estados e no DF também existem juizados especiais cíveis e criminais. Sua função é processar e julgar qualquer causa que não esteja sujeita à Justiça Federal comum, do Trabalho, Eleitoral e Militar.

Corrupção

          Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. O termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.

Tipos de corrupção:

Corrupção ativa: quando um indivíduo oferece dinheiro a um funcionário público em troca de benefícios próprios ou de terceiros;

Corrupção passiva: quando um agente público pede dinheiro para alguém, em troca de facilitações para o cidadão.

Exemplos de corrupção:

  • Oferecer ou aceitar suborno.
  • Favorecer determinada empresa em licitação em troca de algo.
  • Favorecer políticos em troca de cargo público, assistência médica, cesta básica etc.
  • Omitir quando vir algo errado

Os casos mais conhecidos de corrupção no Brasil são o do Mensalão, em 2005, e o da Petrobrás, que teve destaque internacional.

No Brasil, há um projeto de lei aprovado pelo Senado em junho de 2013 e atualmente em análise pela Câmara dos Deputados do Brasil propondo que se considere a corrupção um crime hediondo. Com a aprovação da lei, os condenados por corrupção perdem direito à anistia, indulto e pagamento de fiança para serem libertados. O direito da liberdade condicional diminui e a pena de prisão pode ser de 4 até 13 anos.

Toda sociedade corrupta sacrifica a população mais carente, que depende dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são desviados e quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja corrupção. Não existe país com corrupção zero, mas é notável que os países ricos democráticos tenham menos corrupção, já que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, se tornando assim, mais difíceis de enganar.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com