TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e organização da educação brasileira

Projeto de pesquisa: Estrutura e organização da educação brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE MATEMÁTICA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Introdução

O multiculturalismo somente poderá ser e promovido e protegido se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tais como a liberdade de expressão, informação e comunicação, bem como a possibilidade dos indivíduos de escolherem expressões culturais. Várias leis no âmbito nacional e internacional foram criadas com este objetivo.

É crescente a preocupação das instituições de ensino com a elaboração e atualização do Projeto Pedagógico Curricular. Partindo do princípio de que este documento deve se basear em uma série de determinações legais, cabe a escola assegurar a sua observância.

É fundamental que ao construir o Projeto Pedagógico Curricular exista a preocupação com o tipo de cidadão que se pretende formar. Neste sentido o currículo escolar expressa uma determinada prática educativa, e para sua elaboração a escola precisa levar em conta o aluno, a sociedade e a cultura fundamentados em critérios de natureza filosófica, epistemológica, política e cultural.

Desenvolvimento

Passo1

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

O tema da Pluralidade Cultural busca contribuir para a construção da cidadania na sociedade

pluriétnica e pluricultural.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas.

Passo 2

Título: Comemoração do dia das Mães do Colégio Positivo.

Disponível em:

http://www.colegiopositivo.com.br/ConteudoInterno.aspx?i=201.

Acesso em: 20/04/2014

Análise crítica:

É muito prático prestar homenagem à um ente querido seu, principalmente quando este é o de sua mais alta estima; sua mãe.

Assim como se encontra uma diversidade de personalidades dentro de uma mesma turma, esses mesmos alunos têm correspondentes a eles, uma grande diversidade de núcleos familiares, vivências e, consequentemente, um multiculturalismo.

É responsabilidade de um professor saber lidar com essas diferenças, e, conseguir superar os limites que se apresentam nessa situação. Aproveita-se essa situação e consegue-se obter êxito na missão de homenagear uma pessoa que, apesar da diversidade cultural presente em sala, bem como na escola como um todo; essa pessoa, ou a representação da mesma, ou melhor, o sentimento em relação à mesma é algo bem comum entre eles. Isto é, encontra-se algo extremamente comum, nesse ambiente extremamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com