TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturade Ensino No Brasil

Por:   •  6/10/2013  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo ...............................................................................................................................03

A estrutura de ensino no brasil, nos âmbitos federal, estadual e municipal, bem como as incumbências de cada sistema de ensino ............................................................................04

As responsabilidades dos sistemas: federal, estadual e municipal..................................... 05

Lei de Diretrizes e bases da educação nacional...................................................................07

A Educação escolar Brasileira em todos os seus níveis de modalidade de ensino..............10

Considerações Finais............................................................................................................11

Referencias...........................................................................................................................12

Resumo

Será apresentado nesta ATPS como é a atual Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil, quais as responsabilidades por cada etapa de ensino referente à União, Distrito Federal, Estados e Municípios, e será descrito como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) distribui a responsabilidade para cada instituição.

Também serão abordadas as atuais modalidades de ensino, criadas a partir desta nova Lei de Diretrizes Bases (LDB/1996).

A estrutura de ensino no Brasil, nos âmbitos federal, estadual e municipal, bem como as incumbências de cada sistema de ensino.

A Constituição Federal de 1988 juntamente com a Emenda Constitucional n°14, de 1995 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9.394 de 1996 regem o Sistema de Ensino no Brasil.

A educação compõe-se da educação básica formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio e também pelo ensino superior.

Em creches ou entidades equivalentes será oferecida a primeira etapa da educação básica para crianças de até 03 anos de idade e em pré-escolas para crianças de 04 a 06 anos, começando o ensino fundamental com 06 anos, com duração de 09 anos, sendo obrigatório e gratuito em escolas públicas.

O ensino médio é a etapa final da educação básica com duração mínima de 03 anos, que serve para um aprofundamento dos conhecimentos do ensino fundamental, preparando o aluno para ingressar no mercado de trabalho.

Sendo a educação básica de responsabilidade dos órgão Estadual.

O Município tem a responsabilidade da educação infantil e do ensino fundamental e o Estado tem a responsabilidade com o ensino fundamental e médio.

O ensino superior abrange várias áreas, formando o indivíduo na sua respectiva profissão escolhida, seguido da pós-graduação, mestrado e doutorado e também cursos de especialização para aprimoramento de seus conhecimentos.

O governo federal fica responsável pela parte financeira e assistência técnica aos estados, distrito federal e aos municípios e também pelo sistema de educação superior.

Faz parte do sistema de ensino no Brasil a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação especial, educação profissional técnica e a educação a distância e também a educação indígena,

Observando as informações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB n° 9394/96) que vigora no Sistema Brasileiro de Educação, podemos constatar através deste levantamento de dados que existe um sistema de ensino no Brasil, e que cada órgão Municipal, Estadual e Federal tem uma responsabilidade e que trabalham em conjunto em prol da educação, mas na realidade o que vemos no dia –a –dia são escolas desestruturadas e a desvalorização de professores.

Observamos também que nada ocorre como deveria, precisamos de mais participação da comunidade, sobre esses problemas físicos e financeiros e os pais devem participar da gestão pedagógica das escolas.

O papel da escola é formar cidadãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »