TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Trabalho Escolar: Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  262 Visualizações

O estruturalismo

Foi desenvolvido o estruturalimos no inicio da decada de XX, por Claude Lévi-Strauss.

O estruturalimso é um método utilizado bem extensamente pra analisar a língua, a cultura, a filosofia e a sociedade. Tem como importância desvendar os símbolos que revelam o comportamento humano.

Estudam as seguintes atividades: Rituais de preparação, servir dos alimentos, rituais religiosos, jogos, textos e outras formas de entretenimento, com objetivo de descobrir as estruturas em uma cultura.

Lévi-Strauss define cultura como conjuto de hábitos, atitudes e comportamentos, isto é maneira de pensar e agir de um povo. A esse conjunto de obrigações e sentimentos ele dá o nome de '' complexo de atitudes''.

Os estruturalista aceitavam a existência de diferentes sociedades, mas afirmavam que essa diferença só poderia ser explicada em função de sua própria história e sua relação com meio natural e social.

A Antropologia busca justamente o significado da sociedade deste '' outro'', a sua simbolização.

Lévi busca a relação entre natureza e cultura apartir do '' totemismo''

Totemismo é uma associação mental entre algo que existe e o significado que damos a eles socialmente, é uma classificação da natureza apartir da cultura. Exemplos: quando um grupo cria seus rituais em torno de uma pedra, essa passa a representar outra coisa ao grupo, tornando-se diferente das outras pedras. Já em nossa sociedade acontece quando transforamamos objetos não humanosem objetos culturais. Na sociedade tribais podemos ver nos ritos de passagem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com