TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturação do trabalho pedagógico: organização de classe

Seminário: Estruturação do trabalho pedagógico: organização de classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo do desafio

Produzir um plano de aula adequado ao publico alvo definido, que possibilite o desenvolvimento de um trabalho docente fundamentado em uma teoria progressista.

Etapa 1

Aula-tema: Estruturação do trabalho pedagógico: organização da sala de aula; a aula.

Em nosso projeto iremos abordar Crianças na faixa etária de 3 a 4 anos – Maternal 2 do ensino infantil. Que formam uma classe de 20 alunos que está disposta da seguinte maneira: as carteiras são agrupadas em círculos para melhor se relacionarem, a lousa em frente das crianças, existem televisão, DVD e rádio. Também tem um canto de leitura onde existem vários livros e revistas, contém prateleiras com diversos brinquedos pedagógicos e matérias para as aulas.

“Criamos um plano de aula para atender as crianças carentes do ensino infantil”. As crianças são da rede de escolas públicas muitas vezes são bem diferentes da realidade que muitos professores gostariam de ter, saudáveis, bem alimentados, cuidados pela família, com acesso a livros, computadores, etc. Esses alunos de periferia vêm de famílias com pouca escolaridade, que não possuem livros em casa, que não leem jornal cotidianamente, crianças que não têm a experiência de ganhar um livro, que não tem acesso ao computador.

E por isso resolvemos desenvolver uma aula onde a criança pudesse interagir, mas com a literatura e criamos o “livro viajante”. Onde realizaremos diversas atividades dentro e fora da sala de aula e contaremos muito com a participação da família.

Na Educação Infantil é de extrema importância que se utilize a leitura como instrumento de construção do conhecimento, permitindo a criança que perceba o mundo e venha a interagir com ele e recriá-lo. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na escola, para a formação de pequenos leitores bem como fazer com que tenham a noção de que nem só os textos escritos são objetos da leitura pois existem diversas linguagens que a elas podem utilizar para se comunicar, em especial as histórias infantis. Na educação infantil é que se formam pequenos leitores e que estes venham a serem futuros leitores. A criança que é estimulada a ler e tem contato com o livro na escola ou em casa poderá associar a leitura um importante ato em sua vida. Sendo conveniente então que o professor da pré-escola estimule a leitura e faça de livros um instrumento de aula tal como os brinquedos e atividades cotidianas. Também frisaremos a importância da interação família-escola, além de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. Acreditamos que o incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro e ressaltamos que a leitura em família aproxima pais e filhos numa dinâmica divertida e cheia de descobertas.

“O tempo de qualidade com os filhos deve ser diário, bem como a atenção, o divertimento e novas aprendizagens que fazem parte desses momentos prazerosos e inesquecíveis”.

Etapa 2

Aula-tema: Planejamento do processo de ensino-aprendizagem

Conteúdo previsto para a aula;

Trabalharemos historias infantis dos mais váriados temas e gêneros.

Objetivos da aula a ser planejada:

Despertar no aluno o interesse pela leitura, que ele consiga manter atenção e foco na historia, que ache prazeroso o momento de pegar um livro na mão, que ache divertido reservar um tempo para leitura, assim como reservar tempo para as brincadeiras, que ele possa desde já criar hábitos de leitura, não só dentro do ambiente escolar como fora da sala de aula, e levar isso consigo para todo resto de sua aprendizagem.

Etapa 3

Aula tema: Procedimentos de ensino aprendizagem, recursos de ensino-aprendizagem.

Procedimento de Ensino;

Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre o livro que levaram pra casa e fazendo uma roda da conversa para que eles contém como foi a experiência de ter recebido a visita do livro viajante em sua casa.

As crianças terão contato com a historia por meio da leitura dos textos que faremos para eles, trabalharemos também a parte de pintura de desenhos dos pensonagens do livro,e os alunos irão poder fazer dedoches dos livros que leram em casa.

Ministraremos um vídeo contendo a historia em formato de desenho animado, para trabalhar com a imaginação das crianças, e deixaremos que elas mesmas contem sua versão da historia, para estimular sua forma de interpretar. Formaremos um mini teatro onde elas mesmas sejam os personagens.

Recursos de Ensino:

• Desenhos para colorir;

• Livro de historia;

• Fantoches;

• Dedóches

• Desenho animado.

• Roda da conversa

• Teatro

Etapa 4

Aula tema: Avaliação - Avaliação do processo ensino-aprendizagem –Avaliaçao-recursos e orientações do ensino e da aprendizagem e suas representações.Intrumentos de avaliação. Recursos de ensino-aprendizagem.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

São três os tipos de avaliação na educação infantil:

1) Observação – a observação é um meio de avaliação muito importante na educação infantil, pois através dela o professor acompanha o desenvolvimento da criança no seu cotidiano, identificando se a criança está atingindo os objetivos esperados para esta determinada atividade como: o reconhecimento das cores e das formas pela linguagem oral através dos procedimentos citados anteriormente, da interatividade com outras crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com